0
Alguns recursos do Windows deixam a desejar. Veja como substituí-los por utilitários muito mais versáteis



O Windows está recheado de recursos, muitos deles excelentes, outros decepcionantes. Felizmente há alternativas gratuitas a muitos destes que são mais poderosas, mais eficientes e levam apenas alguns minutos para ser instaladas. Continue lendo, e lhe mostraremos 9 recursos do Windows que podem melhorar, e os programas gratuitos que você pode usar para substituí-los.
Busca
O sistema de busca do Windows 8 é rápido e bem integrado à Tela Iniciar. Ainda assim, não é perfeito: ele não consegue encontrar arquivos que não sejam executáveis ou documentos, por exemplo. Se você quer vasculhar cada arquivo em seu sistema, tem de usar a dolorosamente lenta ferramenta de busca do Explorador de Arquivos. Ou então usar o Everything.
9tools_everything-580px.jpg
Everything
O Everything é um utilitário de busca indexada que permite buscar por praticamente qualquer arquivo em seu sistema, quase que instantâneamente. Basta digitar o nome de um arquivo e antes mesmo de terminar você provavelmente irá ver o que procura. Sim, é rápido assim. Fixe-o à barra de tarefas no desktop para tê-lo sempre à mão.
Cópia de arquivos
É irônico que uma das coisas mais simples que você pode fazer no Windows seja também uma das mais frustrantes. Copiar e transferir arquivos ficou melhor em versões recentes do Windows, mas as operações ainda podem levar um longo tempo, e erros de cópia são uma ótima forma de arruinar a tarde de alguém (especialmente se a tarde consistir em transferir e organizar uma grande quantidade de arquivos de um lugar ao outro).
9tools_teracopy.jpg
TeraCopy
Especialmente no Windows 7 ou versões anteriores do sistema, você deve instalar imediatamente o TeraCopy, um utilitário gratuito que acelera a cópia de arquivos e te protege de erros: ele simplesmente “pula” um arquivo com erro, em vez de abortar a transferência completa ou parar o processo enquanto tenta novamente.
Ele também permite pausar e continuar cópias a qualquer momento e, melhor ainda, se integra diretamente ao Explorador de Arquivos. Ou seja, depois de instalado você pode continuar arrastando e soltando arquivos como antes, e o TeraCopy faz o resto.
Screenshots
No Windows você pode capturar uma imagem da tela (screenshot) usando o atalho Alt+PrintScreen, mas se você faz isso com frequência, precisa de um utilitário dedicado.
9tools_greenshot-580px.jpg
Greenshot
Há mais opções nessa categoria do que você imagina, mas recomendamos o Greenshot. Ele permite atribuir teclas de atalho a vários comandos (capturar a tela inteira, só uma janela ou só uma região da tela), e especificar o que irá acontecer com os screenshots. É possível abrir uma janela para que você indique onde serão salvos, retocá-los em um editor de imagens básico ou salvá-los automaticamente no HD usando o local e nome de sua escolha.
Gerenciador de Processos
O gerenciador de processos do Windows, que surge quando você tela Ctrl+Shift+Esc ou clica na aba Processos no Gerenciador de Tarefas, mostra quais programas e processos estão rodando e quantos recursos de sistema eles estão consumindo. No geral o gerenciador de processos padrão funciona bem, e foi substancialmente aprimorado no Windows 8, mas às vezes você pode precisar de “algo mais”.
9tools_processexplorer-580px.jpg
Process Explorer
Para esses casos há o Process Explorer, uma ferramenta avançada oferecida pela própria Microsoft para vasculhar a fundo os processos ativos. Eles são agrupados em uma conveniente estrutura em árvore, então é fácil ver, por exemplo, os 30 processos iniciados por seu navegador em um só lugar.
O Process Explorer também destaca os processos com cores diferentes, então mesmo de relance você pode ver quais pertencem aos seus programas e quais são processos do sistema. Ele também pode fazer buscas na internet para ajudá-lo a identificar processos misteriosos que estejam consumindo recursos do computador.
Bloco de Notas
Como um editor de texto puro, o Notepad é o tipo de programa que você imagina ser difícil de melhorar. Afinal, não é a simplicidade seu principal destaque? Se você quer mais recursos, porque não mudar para o Word ou Wordpad? Mas não é bem assim.
9tools_notepadplus-580px.jpg
Notepad++
O Notepad++ é um editor de texto puro que mantém a simplicidade do Notepad mas adiciona um punhado de novos recursos bastante úteis. Em particular uma interface personalizável que permite editar múltiplos arquivos de uma só vez e inclui até mesmo correção ortográfica. Alguns recursos são projetados especificamente para programadores, mas mesmo que você nunca os use, irá apreciar o programa.
Descompressão de arquivos
Às vezes você precisa lidar com arquivos comprimidos em um formato mais exótico que o bom e velho ZIP. O formato RAR, por exemplo, é o segundo mais comum e tem uma série de vantagens sobre o ZIP, mas sozinho o Windows não sabe lidar com ele. Para isso você precisará de um utilitário de compressão como o 7-Zip.
9tools_7zip-580px.jpg
7-Zip
O 7-Zip é um utilitário gratuito que pode abrir arquivos .zip, .rar e em praticamente qualquer outro formato comprimido. Você não pode usá-lo para criar arquivos RAR (para isso terá de usar o WinRAR, que é pago), mas pode criar arquivos .zip e .7z, um formato próprio do 7-Zip que oferece a melhor taxa de compressão entre todos. Se você precisa lidar constantemente com arquivos comprimidos, o 7-Zip é praticamente uma necessidade.
Media Player
Com a imensa variedade de formatos e codecs, você nunca sabe de qual programa precisará para tocar aquele arquivo que baixou. A única coisa da qual você pode ter certeza é que o Windows Media Player provavelmente não dará conta do recado.
9tools_vlc-580px.jpg
VLC
Para acabar com a adivinhação e ir direto ao que interessa, baixe o VLC. É um media player compacto que pode reproduzir praticamente qualquer formato de áudio e vídeo existente. Com ele você pode até mesmo reproduzir DVDs, um recurso que foi eliminado do Windows Media Player no Windows 8.
Edição de imagens
Abrir o Paint é como olhar para o passado: o utilitário é parte do Windows desde a versão 1.0, de 1985, e não mudou tanto assim desde então. Se você precisa editar imagens, por mais básicas que sejam suas necessidades, baixe um substituto já.
Para a maioria dos usuários o Paint.NET é uma excelente escolha. Tem todos os recursos que você espera de um editor de imagens moderno, como camadas, filtros e um histórico de operações, e tudo isso é integrado a uma interface agradável e organizada.
9tools_paintnet-580px.jpg
Paint.NET
Se você precisa de recursos mais avançados experimente o GIMP, que também é gratuito e incrivelmente poderoso, embora sua interface mais complexa o torne menos amigável que o Paint.NET.
Audio
O gravador de áudio integrado ao Windows é um raro feito de minimalismo por parte da Microsoft: tem 25 pixels de altura e só um botão. Você não precisa ser um engenheiro de áudio para notar que ele deixa muito a desejar.
9tools_audacity-580px.jpg
Audacity
Se você precisa gravar e editar áudio, baixe o Audacity. Ele permite gravar múltiplos canais de uma só vez e então editar, cortar e mixar o resultado como você quiser. Não importa se você está gravando um podcast ou editando o áudio do recital de piano de seu filho, o Audacity é tudo o que você precisa, embora a interface possa parecer assustadora à primeira vista.

Postar um comentário