0
Utilitário gratuito permite criar um disco “universal” capaz de instalar qualquer edição do Windows, desde que você tenha uma chave de licença correspondente.



É uma situação comum: você precisa reinstalar o Windows em seu computador mas não encontra mais o disco de restauração do sistema que veio com ele. Ou ele sequer veio com o disco, já que muitos fabricantes não os incluem com suas máquinas para cortar custos, e em muitos casos uma parte dos novos PCs (como muitos Ultrabooks) sequer tem um drive óptico. Você encontra um amigo que tem um DVD, mas de uma versão diferente da que veio em sua máquina. E agora?
Há uma forma de contornar o problema: tudo o que você precisa é de uma “imagem ISO” de um disco de instalação do Windows (basicamente uma cópia de todo o conteúdo do disco em apenas um arquivo) e de um utilitário gratuito chamado Ei.cfg Removal Utility.
Deixe-me explicar: os discos de instalação do Windows 7 e Windows 8 são específicos para cada “edição” do sistema, e tem que corresponder à chave de produto que está sendo usada. É por isso que você não pode usar um disco do Windows 7 Home Premium para instalar o Windows 7 Professional, mesmo que tenha uma chave válida para a versão Professional.
Mas os discos na verdade contém todos os arquivos necessários para instalar qualquer edição do Windows. Quem estabelece restrições e diz “este é um disco Home” ou “este é um disco Pro” é o arquivo Ei.cfg. É aqui que entra o utilitário que mencionamos, que desabilita este arquivo dentro da ISO e na prática cria um “disco universal” de instalação do Windows. A edição que será instalada será determinada pela chave que você usar. Home se você usar uma chave da versão Home, Professional se usar uma chave Professional, e por aí vai.
O processo funciona mais ou menos assim: use um utilitário como o ImgBurn para gerar uma imagem ISO de um disco de instalação do Windows (opção Create Image File from Disk ou Criar imagem a partir de um disco na janela principal). Depois rode o Ei.cfg Removal Utility e indique o arquivo ISO que você criou no passo anterior. Por fim use um utilitário como o Windows 7 USB/DVD Download Tool, da própria Microsoft, para criar um pendrve “bootável” a partir da ISO, que poderá ser usado para instalar o sistema em qualquer PC.
win7universal_selecao-435px.jpg
Com um disco "universal", você escolhe qual versão do Windows instalar
Na hora da instalação basta dar boot no PC a partir deste pendrive, escolher a edição do Windows que você quer instalar, digitar sua chave de licença e pronto. Mas nem pense em usar este método para “descolar” um upgrade: não adianta escolher instalar o Windows 7 Ultimate se sua chave é da versão Home, o instalador não vai deixar.
E se você não tem um disco do Windows 7 à mão para gerar um arquivo ISO, ou não tem um drive óptico para isso, não se preocupe: neste sitee é possível encontrar links para download de imagens ISO oficiais do Windows 7 SP1 diretamente dos servidores da Microsoft. Não se trata de pirataria, elas são perfeitamente legais: para instalá-las você ainda precisará de uma chave de licença válida.

Postar um comentário