0

Organizamos uma lista com os melhores antivírus pagos do mercado, mas qual é o melhor?

Uma das principais tarefas que devemos ter em mente assim que adquirimos um novo computador ou o formatamos é a escolha de um bom antivírus, afinal, com o número de ameaças crescendo constantemente, é preciso assegurar que dados pessoais estejam seguros e nossa privacidade seja mantida. Confira todas as dicas de segurança digital.
Escolher um bom antivírus em alguns casos específicos pode ser uma tarefa difícil, afinal, nos dias de hoje existem até mesmo falsos aplicativos que por trás de sua suposta proteção podem estar roubando informações sem que o usuário perceba, pois, quem garante que um antivírus não pode proteger seu computador de infecções externas ao mesmo tempo que rouba informações suas?
Um antivírus eficiente costuma ter uma boa fama de longa data, ter relações com outras empresas de segurança que também sejam confiáveis e, principalmente, obtem bons resultados em testes realizados por equipes especializadas em segurança digital como a AV Test, que se dedica anualmente à escolha dos melhores antivírus do mercado.

Pensando em lhe ajudar com essa escolha, analisamos os resultados de todos os antivírus pagos já testados pelo AV Test neste ano e elaboramos este ranking com os principais nomes do mercado para guiar o internauta em sua jornada em busca do melhor investimento possível. É importante lembrarmos mais uma vez que, se o seu antivírus favorito não está aqui, provavelmente é porque ele ainda não foi testado, como, por exemplo, o Avast.

Quesitos avaliados pelo AV Test

Proteção (nota máxima: 6)

O índice proteção é calculado a partir de uma média de detecção sobre um total de 208 amostras, que incluem malwares de teste como os 0-day (malwares recentemente descobertos e ainda não informados na internet), ameaças comuns da web e também de e-mail. A média de detecção deste teste é de 97%.
Outras 12.207 amostras foram expostas para provar o nível de detecção de malwares que foram descobertos nas últimas quatro semanas antes do teste e informados na internet, sendo que, deste número, a média de detecção é de 99%.

Performance (nota máxima: 6)

No quesito de performance, é medida a influência média do produto sobre a velocidade do computador ao realizar certas tarefas, como visitar sites, fazer download de softwares, instalar e excluir programas ou arquivos. Quanto menor for o tempo de latência gerado pelo antivírus, maior a nota. A média de latência entre todos os softwares de segurança é de 3 segundos.

Usabilidade (nota máxima: 6)

Quando o assunto é usabilidade, o AV Test leva em conta o impacto do antivírus sobre a usabilidade de todo o computador, e não apenas na performance, para isso, testes são feitos com sites seguros que induzem a intervenção de um antivírus são utilizados (média menor que 1 das 500 amostras), softwares legítimos testam falsas detecções (uma média de 6 softwares legítimos de 525.920 são detectados como ameaças), falsos avisos durante instalações e utilizações de softwares legítimos (média menor que 1 de 38 amostras) e falsos bloqueios durante instalações e utilizações de softwares legítimos (média de 1 bloqueio em 38 amostras). Neste quesito, quanto menor for o número de falsas detecções, melhor.

AVG Internet Security


O AVG acabou pecando em um quesito que pode ser considerado como principal em softwares de segurança, o nível de proteção, que acabou ficando 2% abaixo da média da maioria de seus concorrentes, apenas 95% de detecção nos malwares 0-day, sem contar com o fato de que o antivírus detectou apenas 98% dos malwares que já eram catalogados a quatro semanas, 1% abaixo da média de seus concorrentes. A nota final para o quesito proteção foi 4 para o AVG.
Quanto ao desempenho, o AVG se saiu bem, teve 1 segundo a menos de latência do que a média de seus concorrentes, apenas 2 segundos, garantindo uma note 5 no quesito desempenho.
A usabilidade em conjunto de outros programas foi o maior ponto a favor do AVG, que não caiu na “pegadinha” dos softwares confiáveis que pareciam ser malwares para alguns concorrentes, sua única detecção errônea foi a de 3 softwares que eram legítimos mas foram interpretados como ameaças, 3 a menos do que a média de seus concorrentes, garantindo uma nota de 6 no quesito usabilidade.

Avira Antivirus Pro

Não é à toa que o Avira vem recebendo elogios em sua versão 2015, afinal, o antivírus tem excelentes notas e mostra que cumpre muito bem o seu trabalho. Nos testes com malwares day-0, 98% deles foram detectados, ficando 1% acima da média e, assim como seus principais concorrentes, detectou absolutamente todos os malwares testados que já estavam a quatro semanas na internet! A nota final do Avira no quesito proteção foi 6 pontos.
Até mesmo em seu pior aspecto o Avira conseguiu superar seus concorrentes, pois, um antivírus tão poderoso normalmente acabaria consumindo um maior processamento do que os outros, mas não com o Avira! Apenas dois segundos de latência foram detectados nos testes do AV Test, garantindo uma nota 5 no quesito performance.
O Avira finalizou os testes mostrando que eficiência é com ele mesmo. Nos testes de detecções falsas o antivírus não caiu em nenhuma delas, até mesmo nos testes de varredura, onde boa parte dos seus concorrentes detectava um software legítimo como uma ameaça. Com esse desempenho, o software de segurança garantiu uma nota 6 no quesito usabilidade.

Bitdefender Internet Security

Novamente temos o Bitdefender fazendo frente em uma lista de melhores antivírus pagos, para provar isso, podemos começar por sua taxa de detecção, que nos vírus 0-day conseguiu 99% de eficiência e, como era esperado, detectou todos os malwares que já estavam a quatro semanas na internet, garantindo a nota máxima, 6 pontos no quesito proteção.
Se ter uma taxa de detecção perfeita não é o suficiente, a performance do Bitdefender é de deixar qualquer um de queixo caído, pois, pasme: nenhuma alteração no desempenho do computador de testes foi detectada, o tempo de latência foi de menos de 1 segundo! Não é preciso dizer que aqui o Bitdefender também conseguiu uma nota 6 no quesito performance.
O único deslize do Bitdefender foi a detecção falsa de um software legítimo, o que ainda pode ser perdoado, afinal, a grande maioria de seus concorrentes cometeu o mesmo erro e tiveram mais detecções falsas. Como uma única detecção ainda ficava abaixo da média (o que é bom), nada mais merecido que uma nota 6 no quesito usabilidade também!

Kaspersky Lab Internet Security

Como já era previsto, o melhor antivírus de 2014 não decepciona. O Kaspersky obteve 99% de detecção dos vírus 0-day testados, 100% nos vírus que já estavam a quatro semanas na internet, levando de cara uma nota 6 no quesito proteção.
E quanto a performance do software de segurança? Nem sequer um segundo de latência foi detectado e a nota obviamente foi 6 no quesito performance.
Se atingir a perfeição nos primeiros dois quesitos não é o suficiente, porque não ser perfeito no quesito usabilidade também? A eficiência do Kaspersky foi posta à prova e não teve nenhuma detecção falsa, o que obviamente garantiu mais uma nota 6 para o antivírus.




Norton Security

O Norton foi o antivírus que obteve os melhores resultados no quesito proteção, em ambos os testes o software de segurança teve 100% de aproveitamento, detectando absolutamente todos os vírus testados pelo AV Test, conseguiu uma nota 6.
A maior fraqueza do Norton parece ser a sua influência sobre o desempenho do computador, pois, nos testes realizados, uma latência de 3 segundos foi detectada, o que baixou a nota do antivírus no quesito performance para 4,5.
No último quesito analisado, onde a eficiência avaliativa do software de segurança é testada, o Norton teve 4 detecções falsas durante um escaneamento de sistema, o que acabou baixando sua nota no quesito usabilidade para 5,5.

Veredito

Depois de vermos como cada um dos antivírus mais famosos (já testados pelo AV Test até agora) se saíram em sua versão 2015, finalmente podemos tirar nossas conclusões e escolher um único software, com isso, é importante salientarmos que você pode ter uma opinião diferente da nossa e gostaríamos de vê-la nos comentários desta publicação.
Como a maioria dos antivírus testados tiveram resultados bastante parecidos, é difícil escolher apenas um, portanto, a única maneira de fazer tal escolha é analisando minimamente os resultados dos testes, então, vamos ao resultado!
O melhor antivírus pago de 2015 escolhido por nós é o Kaspersky, que teve os melhores resultados mesmo sendo eles pouco superiores aos do Bitdefender, que também consideramos uma ótima escolha. Praticamente não existem falhas no Kaspersky Internet Security, vírus são identificados com precisão, as clássicas detecções falsas sobre softwares confiáveis não existem e, mesmo com tanta eficiência, o desempenho do antivírus é disparado o melhor.
Concorda com a nossa escolha?
Acha que algum outro antivírus merece esse título? 
Deixe sua opinião nos comentários abaixo!

Postar um comentário