0

Para quem deseja criar um site, ou mesmo trabalha na área, saber a diferença entre um domínio e um subdomínio é fundamental.

Cada um deles conta com vantagens e desvantagens, e ainda indicações de uso. No caso de empresas ou mesmo de alguém que queira abrir uma loja virtual, o ideal é mesmo ter um domínio. Porém, se o interesse for apenas criar um blog pessoal, pode-se sim fazer uso de um subdomínio, e ainda de forma gratuita.

O que são domínios?

Os domínios são formados por um nome e uma extensão que levam os internautas aos servidores que ficam os sites da internet. Assim sendo, nome de domínio é um endereço de um site.
Para usar um domínio é necessário registrar o nome na internet com alguma empresa que trabalhe conveniada aos órgãos responsáveis pela extensão que pretende-se registrar, no geral o serviço é pago.
Cada servidor de internet conta com o seu endereço IP, que são representados por uma série de quatro números separados por pontos (por exemplo: 836.67.83.42.567). Através dos domínios é possível inserir nomes, e assim, sem a necessidade de manter os números, que no caso, dificultariam a memorização.
Em um domínio a extensão que fica localizada na ponta direita, como “.com” ou “.net”, é denominado domínio de primeiro nível ou TLD (Top level domain). Atualmente, existem quase 300 domínios de primeiro nível, sendo eles de vários tipos. Confira alguns deles:
  • Os TLDs genéricos não-patrocinados (gTLDs), ou domínios internacionais: .com, .net, .org, .int, .arpa, .biz, .info, .name e .pro. Esse modelo opera sem qualquer organização patrocinadora e, no geral,  não possuem tantas restrições para registro.
  • Os TLDs genéricos patrocinados (gTLDs):  .edu, .gov, .mil, .aero, .coop,
  • .museum, .jobs, .mobi, .travel, .tel, .cat e .asia. Um TLD patrocinado ocorre quando um domínio especializado com um patrocinador representa toda a comunidade que compreende oTLD em questão.
  • Os TLDs de duas letras: .br, .ar, .mx, .uk, .de, etc. O modelo corresponde às abreviações oficiais de mais de 250 países e territórios. Estes domínios são denominados TLDs com código de países ou ccTLDs, na forma abreviada.
No Brasil, domínios são registrados e administrados pela FAPESP (Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo) através do site http://registro.br. Sendo assim, como vimos acima, todos os domínios terminados em “br” são domínios nacionais e são administrados pelo registro.br. Os domínios  podem ser registrados por empresas de serviços de internet.

O que é um subdomínio?

Um subdomínio é considerado a divisão de domínio em vários outros. No geral, quando um domínio é registrado ou mesmo alugado, normalmente pode-se criar subdomínios ilimitados a partir do domínio. Um subdomínio é um endereço que faz parte de um domínio. Por essa razão é possível criar quantos subdomínios pertencentes a um determinado domínio.
Como vantagens, através do subdomínio é possível ter sites relacionados, bem como o corte de custos e a indexação diferenciada. Um subdomínio utiliza o nome do domínio principal já existente.
Além disso, através dos subdomínios é possível diferenciar, as várias áreas de um site, ao mesmo tempo em que aparecem ligadas ao domínio principal. O método é bastante eficaz, e costuma ser usado, por exemplo, para separar o site principal de outros conteúdos, como de um blog, de um fórum, entre outros. E mesmo com tais ramificações o conteúdo aparece unido ao seu domínio principal.

Diferença entre Domínio e Subdomínio

A principal diferença entre o domínio e o subdomínio está basicamente envolvida nos  motores de busca. No geral, surgem vários resultados de uma pesquisa, no entanto mesmo que existam mais que uma ligação para o mesmo domínio, não surgirá todos nos resultados da pesquisa.
Justamente em tal ponto da pesquisa nos buscadores que os subdomínios entram em cena. Eles não são encarados pelos motores de busca como sites diferentes, e assim entram mais rapidamente nos resultados da pesquisa. Por isso, se usado de forma eficaz em um site, os subdomínios terão papel importante nos resultados de busca, já que cada subdomínio é tratado como um site diferente, e assim, garantindo maior presença nos resultados das pesquisas. 

Postar um comentário