0
O principal hardware de interação com o computador sem dúvidas é o teclado, com ele podemos fazer até mesmo todas as funções desempenhadas pelo mouse, porém algumas vezes podemos enfrentar alguns problemas quanto a configuração do mesmo.
Existem dois padrões de teclados que são mais comuns, os que vem com a letra Ç ou os que não tem a letra, o primeiro padrão é conhecido como o ABNT 2 e o segundo, sem a tecla Ç, é o ABNT, que também não apresenta a tecla AltGr. Saber a diferença entre esses dois teclados já é um grande passo para solucionar seus problemas.


Quando se está digitando é comum pressionar algumas teclas sem querer, em uma dessas vezes você pode acabar pressionando uma sequencia que desconfigure o seu teclado, ou então um conflito interno, muito provavelmente, causado por um vírus, pode excluir ou ocultar a linguagem padrão instalada em seu computador, vamos analisar cada situação e procurar resolver seu problema.
Antes de tentar fazer qualquer modificação recomendamos que você reinicie o seu computador; algumas vezes ele pode recuperar sua configuração original automaticamente.

Trocando letras por números

Se você pressionar teclas como P O I U e aparecerem números, é porque o Teclado Alfanumérico está configurado nestas respectivas letras. Para que seja desfeita essa configuração, segure a tecla Função (Fn) - no notebook - e então aperte Num Lock (ou NumLK), provavelmente seu problema será resolvido. Se você usa um computador de mesa, seu teclado certamente possui a tecla Num Lock.
Opa, mas meu teclado não possui a tecla Num Lock! Sem problemas, o seu computador tem. Abra uma pesquisa do Windows posicionando o seu mouse no canto direito da tela.

Na barra de pesquisa digite "Teclado", espere o aplicativo "Teclado Virtual" aparecer e clique sobre ele.

Se a tecla NumLock ainda não estiver visível no teclado virtual, clique em "Opções".

Marque a opção "Ativar teclado numérico" e clique em Ok.

Agora que o teclado virtual já exibe as teclas necessárias, é só clicar em Fn e então em NumLock.

Trocando letras por símbolos, ou letras não correspondentes

Outra situação que pode acontecer é o seu teclado trocar letras por símbolos ou outras letras, o que torna quase impossível digitar alguma coisa, pois a maioria das teclas está trocada.

Este, muito provavelmente, é um problema causado por um vírus em seu computador, em casos escassos um conflito interno poderia causar perda de informações a ponto de eliminar o idioma ABNT 2 de seu computador.
Primeiramente vamos verificar se esse é realmente o seu problema; mova o seu cursor até o canto superior direito da tela até aparecer a barra de opções. Clique em "Configurações".


Clique sobre o botão de idiomas como mostrado abaixo e verifique se a opção "POR PTB2" existe e está selecionada, se ela existir e não estiver selecionada, selecione-a e veja se seu problema foi resolvido. Se a opção não estiver presente, continue o tutorial.

Inicie uma pesquisa e digite "Idioma" na barra de busca, clique sobre a aba "Configurações" e então sobre "Adicionar um idioma".

Na janela que abrir clique em "Opções".

Clique em "Adicionar método de entrada".

Selecione a opção "Português (Brasil ABNT 2)" e clique em "Adicionar" (no nosso caso o idioma já estava adicionado).

Clique em Salvar.

Pronto, o seu problema está resolvido. Caso você ainda estiver enfrentando problemas com o seu teclado, sentimos muito, mas um teclado novo parece ser a única opção.
Sobrou alguma dúvida? Comente abaixo, responderemos o mais rápido possível.

Postar um comentário