0

Se você costuma ficar sempre bem informado sobre o mundo tecnológico, provavelmente já deve ter ouvido falar de uma tecnologia muito interessante que está presente na maioria dos smartphones, televisores e monitores, o chamado Painel IPS (In-Plane Switching).



No entanto, mesmo não sendo exatamente uma novidade, a tecnologia tem despertado bastante o interesse do público em geral e causado diversos benefícios aos aparelhos da atualidade. Mesmo assim, ainda existem centenas de pessoas que nem sequer conhecem o que o Painel IPS é capaz de oferecer, o que acaba tornando-o um “mistério”.
Pensando nisso, resolvemos escrever um artigo com o intuito de lhe informa a finalidade, benefícios e as principais diferenças do In-Plane Switching em relação as outras telas LCD disponíveis no mercado. Confira agora o que fizemos especialmente para você descobrir o que há por trás desse termo.

Como funciona e quais os benefícios?

Desenvolvido pela empresa japonesa Hitachi, o Painel IPS é, basicamente, uma modificação da tradicional tecnologia LCD, nos quais os cristais líquidos TFT são alinhadas de formas diferentes, ou seja, ao contrário do alinhamento pelo polo vertical os aparelhos que possuem o IPS contam com uma imagem construída com moléculas que giram e trabalham em plano horizontal, proporcionando uma melhor resolução para os consumidores.
Além do mais, todos os displays que possuem essa tecnologia são capazes de economizar aproximadamente 30% de energia e consequentemente atingir incríveis taxas de atualização de nada menos que 240Hz, contra apenas taxas que oscilam entre 60 e 75Hz presentes nos convencionais painéis LCD.

Com isso, o In-Plane Switching consegue alcançar sem dúvida alguma um rápido tempo de resposta para realizar transmissão de diversas quantidades de informação em alta velocidade e sem sequer ter perda de dados para a formação da imagem.

Outro fator muito interessante e que diferencia o Painel IPS das outras tecnologias, é que ele permite que o espectador consiga ter um maior ângulo de visão independentemente da posição que ele se encontra em relação ao televisor, monitor ou smartphone. Numericamente são 178° graus contra algo em torno de 160° encontrados nas telas de LCDs.
Por fim, devido ao alinhamento e outros recursos, a maioria das empresas preferem utilizar o IPS em telas sensíveis ao toque, isso porque ele consegue exibir uma imagem mais estável ao contrário dos concorrentes que quando o display é pressionado surge aqueles borrões brancos, principalmente em tecnologias inferiores.

Conclusão

São muitas as vantagens que o In-Plane Switching tem a oferecer, mas existem outros fatores que também devem ser levados em consideração, como quantidade de pixels por polegada (ppi), resolução, taxa de contraste, brilho e muitos outros. Por isso, fique muito atento nos detalhes de cada produto para que você consiga ter um ganho considerável na qualidade da imagem.
Gostou? Comente aqui o que achou dessa tecnologia e se na sua opinião a qualidade do Painel IPS é tão superior quando comparado com as demais. Você também pode mandar uma sugestão de pauta pelos comentários.

Postar um comentário