0

O Sony Vegas parece ser uma das poucas opções que consegue unir ferramentas profissionais, saída de qualidade e facilidade de operação. Mesmo apresentando capacidade para trabalhar em vídeos nas mais diferentes resoluções e diversas ferramentas avançadas, o aplicativo permite fazer edições com facilidade, bastando para isso o aprendizado dos controles de edição.


Com a popularização das câmeras digitais com capacidade de filmagem – muitas inclusive em full HD – os programas de edição de vídeo são cada vez mais procurados pelo consumidor. Apesar disso, a maioria das soluções existentes no mercado ou carecem de qualidade ou são extremamente complexas.

O Sony Vegas parece ser uma das poucas opções que consegue unir ferramentas profissionais, saída de qualidade e facilidade de operação. Mesmo apresentando capacidade para trabalhar em vídeos nas mais diferentes resoluções e diversas ferramentas avançadas, o aplicativo permite fazer edições com facilidade, bastando para isso o aprendizado dos controles de edição.

Uma das maiores vantagens do Vegas sobre outros editores de vídeo é seu modo de tratamento do arquivo original. Além de permitir a edição não-linear em tempo real, todas as alterações que você fizer dentro do programa serão guardadas apenas no próprio Vegas. Essa capacidade – chamada de edição não-destrutiva – garante a integridade do seu arquivo original mesmo depois da criação de várias versões editadas.

Videomaking


Seja através do mouse ou abusando de atalhos de teclado, cortar, mixar, aplicar efeitos especiais e até mesmo – a partir de efeitos avançados – corrigir pequenos defeitos localizados sem precisar retocar cada cena individualmente.



Além das manipulações internas a cada quadro do filme, o Vegas também dispõe de uma enorme quantidade de efeitos de transição, para que os cortes entre uma cena e outra ocorram de forma natural e fluida. Composições teoricamente difíceis de se obter, como a sobreposição de imagens, podem ser feitas a partir de controles simples existentes na timeline criada para cada clipe de mídia.

Trilha sonora


Além de todas as facilidades existentes para a criação dos vídeos, o Vegas também permite o trabalho com áudio. Com isso, é fácil criar uma apresentação completa, ou até mesmo o videoclipe da banda de um parente ou amigo.

A edição de som é tão simples quanto a de imagem, podendo ser feita quase que inteiramente com comandos do mouse. Crossfades, sobreposições, equalização e diversas outras ferramentas essenciais para se trabalhar com trilhas sonoras e harmonizá-las com as imagens associadas disponíveis sem mistério nas janelas do Vegas. Ao todo, o Vegas traz para seu PC mais de 360 trilhas sonoras exclusivas, todas utilizáveis sem o pagamento de royalties, para enriquecer o som de suas produções.

Divulgando seu trabalho


Além da rapidez em se aprender a usar as ferramentas e recursos do Vegas, outras características disponíveis no programa facilitam ainda mais a obtenção de resultados com seus vídeos.

Com o DVD Architect Studio – incluso no pacote obtido no download – é possível criar DVDs com menus completos, botões personalizados e navegação como em discos comerciais.

Por outro lado, seu vídeo pode ter a pretensão de ser o novo sucesso do YouTube, e para começar esse caminho basta que você clique no botão Publish to YouTube. Seu filme será automaticamente enviado para o site (você só tem que entrar com seu login e senha, naturalmente).

Para os iniciantes



Além dos tutoriais passo a passo que já existiam desde a versão anterior, no Vegas Movie Studio 9 você também encontra dois novos Wizards que garantem a qualidade do seu vídeo. O New Project Wizard  providencia todas as informações necessárias para a configuração correta do seu arquivo inicial, enquanto o Make Movie Wizard elimina a adivinhação nas características finais do vídeo.

Postar um comentário