0
Utilitário cria belos Blocos Dinâmicos para os programas “clássicos”, deixando a sua tela Iniciar muito mais consistente e bonita



Um dos principais destaques do Windows 8 é a sua nova Tela Iniciar, com seus coloridos e atraentes blocos dinâmicos (Live Tiles). Mas um dos pontos negativos é que quando você instala um programa “clássico”, que não foi feito pensando no Windows 8, seu bloco na Tela Iniciar geralmente é horrível. O Oblytile é um utilitário pequeno e gratuito que permite gerar blocos mais atraentes. E mesmo que você odeie os blocos, pode gostar do que o OblyTile pode fazer no desktop.
Os blocos dos programas “clássicos” são estranhos porque o Windows usa como base o ícone padrão do executável obtido na pasta onde o programa foi instalado. Estes ícones foram feitos pensando no desktop, e não são otimizados para a Tela Iniciar do Windows 8. Geralmente são pequenos demais, tem resolução baixa demais ou ambos. A chave é conseguir um ícone grande o suficiente, e com resolução o suficiente, para se destacar na Tela Iniciar.
O OblyTile não precisa ser instalado, basta descompactar o arquivo baixado no local de sua preferência. A interface é simples, basta preencher os campos indicando o nome do bloco, o programa que ele irá abrir, a imagem que será usada como ícone, uma cor de fundo e outra para o texto e então clicar em “Create Tile” para colocar o novo bloco dinâmico na Tela Iniciar.
oblytile_geral-435px.jpg
OblyTile: gratuito e fácil de usar
Você pode indicar manualmente o caminho até o programa para o qual quer gerar um bloco, ou usar o painel “Manager”, que gera uma lista de todos os programas instalados. O Manager também pode listar os atalhos já existentes e oferece a possibilidade de converter estes atalhos em blocos. Embora o OblyTile seja capaz de gerar os blocos para você, ele não lhe dá os ícones. Recomendo uma visita a sites como o Icon Archive, onde você pode baixar ícones de alta qualidade gratuitamente.
Se quiser, é possível colocar atalhos para os aplicativos nativos do Windows 8 (como o Mail, SkyDrive, Bing, etc) no desktop. É um recurso útil para quem quer usar estes programas mas odeia o conceito de blocos na Tela Iniciar.
oblytile_antes_depois-600px.jpg
Antes e depois: note os blocos de Angry Brids à esquerda e à direita
Este app é algo que a Microsoft deveria oferecer aos usuários por padrão se quiser que eles usem a Tela Iniciar extensivamente, especialmente neste período de transição entre o desktop e a “Interface Moderna”. Em meia hora com o OblyTile transformei minha Tela Iniciar em algo muito mais atraente, e provavelmente agora estarei mais disposto a usá-la. Steve Ballmer, você está ouvindo?

Postar um comentário