0
Veja estas dicas simples para evitar que ela ocupe espaço na tela e fazê-la funcionar como nos “bons tempos” do Windows XP.




Entre os componentes do desktop que podem ser modificados para melhorar a experiência do usuário com o PC, a barra de tarefas do Windows é talvez o mais ignorado. Mas hoje vou mostrar dois truques com ela: um irá lhe dar um pouco mais de espaço para o trabalho no dia-a-dia, e o outro remete ao velho Windows XP, para os que sentem saudades dos dias de glória do Windows.
Ganhando espaço
A barra de tarefas é ótima para navegar entre diferentes programas abertos, ver as horas e ficar de olho em notificações do sistema. Mas sejamos honestos: em boa parte do tempo ela só está ocupando espaço no rodapé da tela.
Felizmente a barra de tarefas não precisa estar na tela todo o tempo, e pode ser ocultada ou exibida à vontade. Veja como fazer isso no Windows 7 e 8.1.
DicaTaskbar_Ocultar-490px
Marque a opção destacada em vermelho para fazer a barra de
tarefas se ocultar automaticamente, liberando espaço na tela
Clique com o botão direito do mouse em um espaço vazio na barra de tarefas e selecione o item Propriedades. Na aba Barra de Tarefas, marque a opção que diz Ocultar automaticamente a barra de tarefas. Clique em Aplicar e em OK. A barra de tarefas pode aparecer e sumir algumas vezes, mas eventualmente irá se recolher no canto inferior da tela, esperando ser chamada.
Para fazer a barra aparecer, simplesmente leve o mouse até a parte de baixo da tela. No Windows 8.1, você verá que a barra fica mais translúcida que o normal quando configurada para se ocultar automaticamente.
Se você quiser retornar a barra de tarefas à sua posição permanente, repita os passos e desmarque a opção Ocultar automaticamente a barra de tarefas.
À moda do Windows XP
Desde o Windows 7 por padrão a barra de tarefas condensa todas as janelas de um mesmo programa atrás de um único ícone, ou botão. Se você tem três documentos do Word abertos, verá um único botão do Word. E se você parar o cursor do mouse sobre este botão, verá um preview de cada janela.
DicaTaskbar_Agrupar-490px
Selecione Nunca agrupar neste menu para que cada
janela tenha seu próprio botão na barra de tarefas
Essa abordagem é útil para “limpar” a barra de tarefas, mas algumas pessoas preferem o “jeito XP”, onde cada janela tem seu botão. E há uma forma fácil de conseguir isso: clique com o botão direito do mouse sobre um espaço livre na barra de tarefas e selecione o item Propriedades no menu. Na aba Barra de Tarefas procure o item Botões da barra de tarefas. Clique no menu em frente a ele e escolha a opção Nunca agrupar, ou então Agrupar quando a barra de tarefas estiver cheia se quiser uma abordagem mais prática.
Clique em Aplicar e em OK e pronto, cada janela aberta tem seu próprio botão na barra de tarefas, como antes.

Postar um comentário