1

Vamos mostrar aqui como você pode montar um PC para gravação de áudio de uma forma prática, fácil e rápida:

1)Você precisa conhecer informática

omo montar um pc para gravacao de audio

Montar um PC para gravação de áudio pressupõe que você está querendo montar um Home Studio e, assim, é preciso que você conheça o básico para isso dentro do grande universo da informática. Não precisa ser um profissional, um técnico em informática, mas precisa ter conhecimentos de gravação, mixagem e masterização, precisa entender o sistema em que está trabalhando o áudio e manipular arquivos. Os problemas mais sérios deixe para um técnico. Preocupe-se com o áudio.

2) Encontre os acessórios de hardware corretos para o que você pretende

behringer xenyx x1204 usb

Dependendo do que você está pretendendo é que você deve levar em consideração vai ao montar o seu PC para audio. Se está pensando em utilizar quatro microfones, pense em quatro canais de entrada e os amplificadores corretos para esses canais. Se quer gravar com um grupo de pagode, por exemplo, vai precisar de mais microfones e, consequentemente, de mais canais de entrada e os amplificadores corretos para esses canais Assim, o seu planejamento anterior é o que vai criar a base do seu PC.

3) Configurações do PC

O mínimo para um PC de áudio, em gravações caseiras, é um processador i3 com pelo menos 4Gb de memória RAM. Caso você esteja pensando em uma máquina mais potente, é claro que isso vai custar muito mais. Mas se pretende fazer gravações com pequenos grupos, comece com uma configuração menor.
A utilização também é que vai determinar que placa de áudio você irá precisar. Se você for gravar voz, violão, bateria, guitarra, terá necessidade de um pré-amplificador externo. Se o seu trabalho for somente com gravações já feitas, a própria placa de áudio interna irá servir. Primeiro é preciso que você pense na qualidade final. Simplesmente instalando um microfone e utilizando a placa de áudio, a qualidade final não será das melhores.
Hoje você pode encontrar no mercado interfaces de áudio externas, que servem para estúdios caseiros e fazem a ligação entre os instrumentos e o PC. Na placa de áudio externa você pode ligar microfones e instrumentos, funcionando como pré-amplificador e conversor analógico-digital.

4) Microfones

microfones dinamico e condensador

Existem dois tipos de microfones que você pode instalar no seu PC: os dinâmicos e os condensadores. Os dinâmicos captam o som diretamente da fonte e são menos sensíveis, geralmente são utilizados para captar instrumentos de percussão e de sopro, baterias e amplificadores de guitarra. Os condensadores são os mais sensíveis e devem ser utilizados para voz e violão, pois captam o efeito do som no ambiente.
O cuidado necessário na utilização do microfone é o posicionamento em relação à fonte do som. Assim, é preciso testar muito bem antes de fazer a gravação final.

5) Caixas de som

caixas de som de dois alto falantes
A monitoração do áudio é muito importante para você fazer o processamento da gravação feita. Você pode encontrar caixas que são ligadas diretamente à placa de áudio, interna ou externa, não precisando de um amplificador.
Você também pode ter um par de fones de ouvidos, mas ele não vai lhe dar a qualidade de som necessária, principalmente na hora de mixar, cortar ou amplificar frequências. Os resultados ouvidos pelo fone não são os mesmos de uma caixa de som e você precisa pensar em quem vai ouvir o que você gravou.

6) Controlador MIDI

controlador midi

Um controlador MIDI é o equipamento ideal para tocar instrumentos virtuais, alterar padrões de volume e fazer a configuração do áudio. Embora não seja um equipamento essencial, quando você precisar fazer mixagem, não terá acessório melhor.
Se você está pensando em produzir seu próprio áudio ou de seus amigos, o controlador MIDI vai livrar você de ter de usar serviços de terceiros para a mixagem e masterização.

7) Cabos e conectores

cabos de conexao

Os cabos e conectores que você utilizar devem ser de boa qualidade, para que você não tenha problemas com interferências na gravação. Procure cabos e conectores que possam lhe dar garantia de qualidade na gravação, evitando os ruídos que sempre aparecem, inclusive murmúrios no local ou sons externos que não poderão ser trabalhados depois.

8) Pense no software

programa de audio
O programa que você vai utilizar para gravar é o mais importante. Você pode escolher entre muitos que existem no mercado, e a escolha sempre é particular, sempre da sua preferência, o mais adaptado ao seu próprio estilo.

Postar um comentário

preciso colocar uma oo3 rack da digidesing fire wire no meu notboock que não tem essas conexões, como falo? Existe slots Pci externo pra not que suportem um placa pci Txas?