0

Você deve escolher a memória ram de acordo com o tipo de aplicação desejada. Para um computador mais básico, não compensa investir muito dinheiro em uma memória cara, nesse caso é mais vantajoso ter uma maior quantidade de memória do que investir em memórias de alta performance.
memória ram

A quantidade de memória, como você verá abaixo, vai depender dos tipos de programas que você pretende utilizar. Já para memórias mais rápidas, como são muito mais caras, é mais para aplicações que exigem muita performance como a renderização de videos, projetos 3d, etc. Essas memórias por serem de alta performance, vem com um dissipador de calor.
memoria ddr3
como escolher memoria para jogos
ATENÇÃO: A memória ram que você pretende adquirir deve ser compatível com a sua placa mãe, tanto em performance (MHz) como em modelo (DDR2, DD3, ETC.). Cuidado para não comprar uma memória de performance superior à suportada pela placa mãe, pois além de limitar o desempenho da memória, você estará jogando dinheiro fora, pelo fato de não utilizar todo o poder que a memória possa oferecer.

O que é e como funciona a memória RAM:





memoria -esquema
A memória RAM do inglês (Random Access Memory) consiste em uma placa composta de vários chips e que tem a função de carregar os dados referentes à programas e arquivos contidos no HD, para que esses dados possam ser trabalhados pelo processador. Ela é uma memoria volátil, ou seja, diferentemente do HD, ela não armazena os dados, eles estão ali somente enquanto o computador está ligado. Os dados contidos na memoria ram mudam conforme abrimos e fechamos programas, realizamos trabalhos e outras atividades.

O funcionamento da memória RAM consiste no seguinte:

Todas as informações que estão sendo executadas no computador ficam na memória, os programas que estão abertos, o sistema operacional, etc. Vamos fazer uma comparação: Em um escritório, pense que você é o processador, a mesa é a memoria Ram e o HD é o armário que contem os arquivos.
Conforme você vai precisando de alguns arquivos, você os pega no armário e os coloca na mesa para poder trabalhar. É assim que funciona a memória RAM, o processador carrega os dados que estão guardados no HD para a memória Ram e daí passa a utilizá-los e a trabalhar com eles, pois seria praticamente impossível fazer isso diretamente do HD, pelo fato de ser um equipamento lento e outros fatores.
A memoria ram é a grande responsável por juntar os dados corretos para a formação e apresentação dos programas e recursos do computador. Ela está presente em vários outros aparelhos, como celulares, video-games, etc.
Se o HD é a memoria de armazenamento, local onde ficam guardados todos os dados referentes à programas e arquivos; a memória ram é a memória de trabalho, local onde esses dados são trabalhados, criados, calculados e apresentados.
Outra característica importante é que ela pode ser expansível.

Principais aplicações:

Existem basicamente três aplicações diferentes para as memórias RAM, elas são utilizadas em:
  • Computadores Pessoais ou Domésticos;
  • Computadores para Games;
  • Computadores Profissionais.

Computadores Pessoais ou Domésticos:

São teoricamente os computadores mais simples em sua concepção, são utilizados para criação de planilhas, editores de textos, visualização de vídeos, fotos, acesso de internet, entre outros. Devido ao fato de não requerer muita memória para rodar programas pesados, são tidos como computadores mais básicos, e acaba por ser mais baratos, não exigindo memórias caras de alta performance.

Computadores para Games :

Os Gamers são fanáticos por jogos ultra pesados, esses jogos demandam uma boa quantidade de memoria memória. Para esses Pcs, os processadores trabalham em uma carga alta pelo fato de processar muitas informações devido a complexidade dos games, e a memória RAM deve acompanhar essa necessidade. Nesse caso, um computador com pouca memória pode deixar a maquina lenta e travando. Aqui já pode-se investir em uma memória de médio desempenho para suprir as necessidades do processador.

Computadores Profissionais:

São computadores destinados a tarefas um pouco mais complexas e robustas em relação aos computadores domésticos. São utilizados para rodar programas de edição de imagem, programas de desenho industrial, programas de edição de áudio e vídeo, entre outros. Para essa configuração será necessária uma maior quantidade de memória, mais potente e que garanta um bom desempenho. O importante é analisar e ver qual o desempenho é necessário.

Configurações mínimas:

  • PC – Domésticos: 2 a 4 GB;
  • PC – Games: No mínimo 4 a 8GB;
  • PC – Profissionais: 8 a 16GB, ou mesmo muito alem disso.
A quantidade de memória ram em um computador varia de acordo com os tipos de programas que o usuário pretende utilizar. O certo é fazer um cálculo entre o consumo de memória que o sistema operacional (Windows, Linux, Mac, etc.) necessita juntamente com os tipos de programas que você pretende rodar. Principalmente se você é um daqueles que abre vários programas, paginas de internete ao mesmo tempo ou utiliza programas muito pesados. Quanto mais programas abertos, mais memoria estará sendo consumida, então a quantidade de memória deve suprir essa necessidade.
!IMPORTANTE: Depois de calculado a quantidade de memória necessária é importante acrescentar mais 1 ou 2 gigas de memória como forma de segurança, para evitar as lentidões e travamentos, evitando trabalhar muito próximo do limite total da memória.

2x mais rápida: Dual channel!



O processador utiliza os dados carregados na memória ram para executar as suas tarefas, mas ela é muito mais lenta que o processador, tornando se um gargalo, limitado o desempenho do processador.
Para amenizar isso, foi criado um recurso chamado de Dual Channel, que na teoria, tem a função de dobrar o desempenho utilizando-se dois pentes de memória. Por exemplo: Você pega dois pentes de memória, do mesmo tipo, marca, velocidade e capacidade e coloca nos encaixes certos da placa mãe. Depois é como se a placa mãe juntasse esses dois pentes em um só. Ou seja, dois pentes de 4Gb com 1600Mhz se tornaria um pente de 8 Gigas de 3200MHZ.
Esse recurso deve estar disponível na placa mãe. Para ativar o Dual Channel, verifique na placa mãe quais os slots devem ser inseridas as memórias RAM para ativar o recurso.

Tipos de Memória RAM :

As memorias RAMs são conhecidas como DDR do inglês (Double Data Rate) traduzindo, taxa dupla de transferência, tem esse nome pois essa memória permite que dois dados sejam transferidos ao mesmo tempo. Segue abaixo os modelos de DDR:
DDR: O DDR é o modelo mais antigo, sendo que hoje em dia não é mais fabricado. É tido como um item obsoleto.
DDR2: É um modelo antigo, porem ainda é possível encontrá-lo no mercado. Ele iniciou o conceito de dois canais promovendo a melhoria de performance dos computadores em até 25%. Já ficou ultrapassado e não vale a pena utiliza-lo em um projeto novo.
DDR3: É o modelo mais comercializado no momento, sua tecnologia é atual e tem um preço médio vantajoso.
DDR4: Esse modelo será o sucessor do DDR3, mas ainda não está sendo comercializado em massa. Seu custo é muito alto, mas em breve se popularizará e substituirá o DDR3.

Principais fabricantes:

O mercado de memória RAM é dominado por três fabricantes principais, Kingston, Corsair e Samsung.
Corsair: Muito forte no mercado de games, É a marca mais cara e mais top do mercado, possui equipamentos com a melhor performance e aguenta o tranco. seu preço é normalmente atrativo comparado com os das principais concorrentes.
Kingstom: Seu preço é normalmente atrativo se comparado com os das principais concorrentes.
Samsung: É muito utilizado em computadores médios tem uma boa relação de custo / benefício. Muito utilizado no mercado brasileiro.

Quais modelos escolher?

Escolha o modelo de memória ram referente ao tipo de aplicação desejada. Sinceramente para usuários comuns não compensa gastar muito dinheiro adquirindo memórias caras de alto desempenho. O que é preciso é utilizar a quantidade de memória adequada. Depois de definido a quantidade de memória aí é só pesquisar pelo melhor custo beneficio, escolher uma memória de bom desempenho, compatível com a placa mãe (MHz – DRR).

Postar um comentário