0




windows hello

O vice-presidente da divisão de sistemas operacionais da Microsoft, Joe Belfiore, anunciou nesta terça-feira (17), o “Windows Hello”, um novo recurso de segurança para Windows 10 que permitirá o usuário fazer login por meio da impressão digital, íris ou pelo reconhecimento facial.
O Windows Hello veio para diminuir a utilização de senhas, uma vez que elas podem ser roubadas por Hackers, informou a empresa.
A novidade também conta com o Passport, um recurso que permite o usuário utilizar o Windows Hello para fazer autentificação em redes sociais, aplicativos ou sites, mesmo aos que não pertencem à Microsoft.
O Passport, lembra os recursos já oferecidos pelo Google e Facebook para autenticação em serviços de terceiros, só que mais avançado. O usuário definirá uma senha para poder acessar os serviços quando estiver utilizando um equipamento sem as ferramentas de identificação biométrica.

Para a identificação da íris ou do rosto, será utilizado um software especial para definir se você é você mesmo e não uma foto ou algum outro modo de enganar o sistema. Para isso, é preciso alguns requisitos de hardware, a câmera deverá ter uma boa resolução e sensores infravermelhos, por exemplo.

Um exemplo de equipamento suportado é a “Intel RealSense 3D camera”. A Microsoft disse que está trabalhando com vários parceiros para que os usuários tenham uma maior opção de equipamentos no mercado compatíveis com o Windows Hello.
Para a identificação via impressão digital, por enquanto a situação é mais cômoda, pois basta que todos os equipamentos utilizados para essa finalidade sejam compatíveis com o Windows 10, informou a Microsoft.
Bem, essa não é a única alternativa às senhas no Windows 10. Em fevereiro, foi apresentado o recurso que permite o usuário logar no sistema por meio de chaves USB, através do suporte às especificações técnicas FIDO.

Postar um comentário