0
Com uma boa faxina no hardware e no software seu computador estará pronto para encarar mais um ano ao seu lado. Você não vai gastar quase nada, e os resultados compensam o esforço.


"Ano novo, vida nova", diz o ditado. Então que tal dar uma "vida nova" a seu PC e deixá-lo pronto para mais um ano de trabalho? Não é algo difícil de fazer, nem caro: com uma ou duas tardes, algumas ferramentas e um pouco de esforço você pode fazer sua máquina rodar de forma mais silenciosa, confiável e eficiente, como se fosse um novo PC. Basta seguir nossas dicas.
Antes de começar
Antes de mais nada, você vai precisar de ferramentas: um bom jogo de chaves com pontas variadas, que você encontra em qualquer loja de ferragens, e uma lata de ar comprimido já são um bom começo, mas este nosso artigo detalha como montar um kit completíssimo (e barato) que vai tornar muito mais fácil lidar com qualquer situação.
ferramentas_chaves-360px.jpg
Mesmo um kit simples de chaves já é de grande ajuda
Limpando a poeira
A poeira é o pior inimigo de qualquer PC. Ela obstrui as saídas de ventilação, o que aumenta o calor dentro da máquina e pode levar a instabilidade e danos aos componentes. Mesmo que não chegue a esse ponto, o calor fará com que os ventiladores girem mais rápido numa tentativa de baixar a temperatura, o que tornará sua máquina mais barulhenta. De qualquer forma, quem sai perdendo é você.
Por isso é importante abrir regularmente seu PC e remover a poeira acumulada. É mais fácil do que você imagina, e se você tomar as precauções básicas os riscos de danificar seu PC são mínimos. Na verdade é mais provável que depois da limpeza ele funcione melhor do que antes.
5problemas_poeira-360px.jpg
Com tanta poeira assim, os ventiladores podem parar de funcionar e seu PC pode superaquecer
Aproveite que você abriu seu PC e tire a poeira também da "placa de vídeo". As GPUs modernas são verdadeiros computadores em miniatura, com processadores, memória e sistemas de dissipação de calor próprios, e podem sofrer com a poeira da mesma forma que um PC completo.
Se seu computador é um notebook, não será tão fácil assim abrí-lo. Mas ainda assim você pode fazer uma manutenção preventiva.
Não se esqueça do software
Já que estamos em clima de faxina, que tal cuidar também do software? O sistema não acumula poeira, mas pode sofrer com o acúmulo de resíduos deixados por programas que você já desinstalou, que instalou e nunca usou ou que vieram para seu PC "de carona" com outros, além de serviços desnecessários que atrasam a inicialização e arquivos temporários. Felizmente basta um pouco de tempo e alguns programinhas gratuitos para deixá-lo em forma.
Depois de se livrar do lixo e desinstalar os programas antigos, experimente alguns novos. Temos uma lista com 25 softwares gratuitos que você tem de conhecer, de utilitários a editores de áudio. E eles não só são gratuitos, como em muitos casos estão entre as melhores opções em suas categorias.
Use proteção!
Você não quer que todo este esforço vá por água abaixo por causa de um vírus, né? Então termine os trabalhos montando um pacote de segurança para protegê-lo das ameaças que circulam pela web. Os programas são gratuitos, e quando combinados podem deixar seu computador tão seguro quanto qualquer solução comercial.
Depois de tudo isso você pode relaxar, sabendo que seu computador está pronto para enfrentar mais um ano ao seu lado. Feliz 2015!

Postar um comentário