0
De uma maneira geral os conteúdos em flash existentes na internet como vídeos do YouTube, jogos online e anúncios sobrecarregam o processador e prejudicam muitas vezes os computadores, principalmente os mais portáteis que utilizam processadores modestos.
Infelizmente não há muito que fazer com isso, embora em certos sites lhe permitam alterar a qualidade das animações clicando com o botão direito do mouse em cima do Flash ou mesmo em caso dos vídeos mudarem para uma resolução menor.
acelerando videos jogos Youtube Firefox
Mas em telas HDs fazer isso prejudicaria a qualidade para quem está assistindo. Felizmente o Flash agora suporta que você utilize o processamento gráfico (GPU) em vez da CPU (processador principal).
No Firefox a extensão GPU Accelerated Flash Player foi desenvolvida para tentar resolver os problemas de lags, travamentos e lentidões do Flash Player no navegador Firefox.
Basicamente o que ele faz é ativar a aceleração GPU para que a placa de vídeo se encarregue de acelerar a reprodução dos conteúdos no Firefox.
O desenvolvedor da extensão não entra em detalhes de como isso é feito no site da Mozilla e só menciona que é adicionado o valor gpu ao wmode. Se você verificar mais a respeito do wmode no site da Adobe verá que existe realmente um valor gpu para acelerar os elementos em Flash usando o processamento da placa de vídeo.
Agora, será que realmente isso é eficaz para você e resolveria os problemas de lentidão? Nos testes que eu fiz melhorou um pouco o desempenho e as respostas dos menus em Flash.
Para testar vá ao site do Youtube e ao assistir um vídeo, clique com o botão direito do mouse em cima do vídeo e escolha a opção "Estatísticas para nerds". Vai aparecer um quadro com informações a respeito do vídeo. Verifique principalmente a informação dropped que são os quadros que pularam devido à perda de processamento.
informacao-dropped-video-youtube

Instalando o GPU Accelerated Flash Player

Para instalar esta extensão no Firefox, aperte Ctrl, Shift e A ou vá em Menu e escolha a opção Complementos.
abrindo-gerenciador-firefox
Clique em "Adicionar" e busque pela extensão "GPU Accelerated Flash Player". Clique em "Add to Firefox" para instalá-la.
firefox-extensao-gpu-accelerated
Após a instalação, não será preciso reiniciar o navegador. Você pode ir novamente ao Youtube, assistir o mesmo vídeo e verificar se houveram melhorias no desempenho, já que a extensão promete melhorias em:
  • Aceleração na renderização dos vídeos;
  • Melhorias de performance na GUI (menus);
  • As mudanças para tela cheia são feitas rapidamente;
  • Suporta Stagevideo ou Stage 3D.

Update

Atualmente esta extensão não é mais encontrada no site oficial do Firefox pois aparentemente foi removida da lista devido ao Firefox versão 33+ usar HTML5 no Youtube para assistir vídeos (apesar de poder ser utilizado para outros fins como jogos online e que também podemos desativar o HTML5 no site do Youtube para voltar a assistir vídeos com o Flash Player).
Então para quem quiser instalar esta extensão, segue o link para download do GPU Accelerated Flash Player.
Após baixar, basta descompactar e instalar em seu Firefox.

Postar um comentário