0
Vamos desmontar um HP 6110NX. A construção deste notebook é quase idêntica à do 6105, 6115 e o 6125, mudando apenas o processador, placa mãe e alguns outros componentes internos, mas sem mudanças no processo de desmontagem.

Você perceberá que apesar de todas as diferenças técnicas e nos componentes usados, a lógica da desmontagem é mais ou menos a mesma da do Toshiba A70. Vou aproveitar para incluir mais algumas dicas gerais, que se aplicam também a outros modelos.



fig1
Comece virando o notebook, removendo a bateria, os protetores dos slots PCMCIA e abrindo o compartimento da memória e placa wireless. O conector que você vê próximo ao pente de memória é usado pela bateria adicional, que é um dos atrativos deste modelo. Ela é usada pelo sistema antes da bateria principal, aumentando bastante a autonomia. Muitos modelos um pouco mais antigos possuem encaixes similares, porém utilizados pela docking station:
fig2
Continuando com a desmontagem, abra agora o compartimento do HD, remova o parafuso que prende o HD à carcaça e remova-o com cuidado, puxando a fita para a esquerda:
fig3
Assim como o CD-ROM, o HD é um componente padronizado, que pode ser facilmente substituído. Cada modelo de note utiliza uma baia um pouco diferente, por isso o HD é instalado dentro de um suporte metálico e inclui um conector destacável. Ao substituir o HD, você só precisa desmontar o conjunto. Além dos HDs de 2.5" slim, que são os mais comuns, existem HDs de 1.8", usados em alguns notebooks ultra-portáteis e HDs de 2.5 regulares, utilizados em notebooks antigos, que possuem o dobro da espessura e por isso não podem ser usados nos modelos atuais.
fig4
Depois do HD, remova agora a placa wireless e o pente de memória (caso esteja instalado), tomando cuidado ao desconectar os fios da antena. Como de praxe, tome o cuidado de sempre manusear as placas pelas bordas, nunca encostando nos chips ou contatos, a menos que esteja usando uma pulseira antiestática:
fig5
Remova agora os dois parafusos dentro do compartimento da bateria, que prendem o protetor do teclado:
fig6
Para remover estes dois parafusos, você vai precisar de uma chave Torx. Na verdade, você vai precisar de um kit com chaves Torx de vários tamanhos para desmontar diversos notebooks, impressoras e outros eletrônicos, por isso, se ainda não tem um, é hora de atualizar seu kit de ferramentas.

A vantagem das chaves Torx é que elas oferecem um encaixe muito mais preciso que as chaves de fenda, evitando que o parafuso seja espanado, ou que a chave escorregue ao apertar um parafuso em algum local delicado, danificando a placa. Outra questão é que, por serem menos comuns, o uso desestimula a desmontagem por leigos, por isso os fabricantes geralmente gostam delas :).
fig7
Remova também os dois parafusos escondidos dentro do compartimento do pente de memória. Eles prendem o teclado e o drive de DVD:
fig8
Precisamos agora remover o protetor do teclado. Existem duas formas de fazer isso neste modelo. O primeiro é usar uma chave de fenda bem fina para desencaixar pelos cantos, tomando bastante cuidado para não deixar dentes no plástico:
fig9

Postar um comentário