0

Não liga


Se o notebook simplesmente não dá nenhum sinal de vida, a primeira coisa a se verificar é a fonte de alimentação.

Não confie que a fonte está funcionando só por que o led está aceso, use um multímetro para medir a tensão de saída da fonte, ajustando-o para medir a tensão em uma escala de 20V. Compare a medição do multímetro com os valores informados na fonte. A fonte deve fornecer a tensão de saída especificada na etiqueta, com uma margem de tolerância de 5% para mais ou para menos:
fig2
Além da possibilidade da fonte ter queimado devido a alguma intempérie, também é comum que fontes de baixa qualidade apresentem capacitores estufados e outros defeitos após alguns meses de uso. A fonte pode então passar a oferecer uma tensão cada vez mais baixa, até que o notebook simplesmente não ligue e não inicie a carga da bateria.

Na maioria dos casos, a solução mais barata é reparar a fonte. As fontes usadas em notebooks não são diferentes das usadas em monitores de LCD e outros periféricos, por isso um técnico especializado em manutenção de fontes pode resolver a maioria dos defeitos sem muita dificuldade. Ao optar por trocar a fonte, você pode tanto procurar outra fonte idêntica, do mesmo fabricante, ou comprar um fonte "curinga", onde são fornecidos diversos encaixes, de forma que a fonte possa ser usada em conjunto com um grande numero de modelos:
fig3
Estas fontes são muito comuns no Ebay (cheque a categoria "Computers & Networking > Desktop & Laptop Accessories > Adapters, Chargers for Laptops"), embora a qualidade nem sempre seja das melhores.

Em qualquer um dos casos, não se esqueça de verificar a tensão de saída (novamente usando o multímetro) antes de ligar a nova fonte no note.

Se a fonte está fornecendo a tensão correta, a próxima possibilidade é que as soldas do encaixe para o conector da fonte na placa mãe do note estejam quebradas. Este defeito é muito comum nos Toshiba M35X, A65, A70, A75 e outros modelos, onde o conector é diretamente soldado na placa mãe. Embora isso exija uma certa dose de habilidade manual, é sempre possível desmontar o note, remover a placa mãe e refazer as soldas do conector.

Assim como nos desktops, problemas de mal contato e oxidação são muito comuns. Experimente sempre desconectar o HD, drive óptico, placa wireless e outros componentes não essenciais e limpar os contatos dos módulos de memória. Se o notebook tiver dois slots de memória, experimente instalar o módulo no segundo slot. Se tiver dois módulos, experimente ligá-lo com apenas um.

Outra observação é que alguns notebooks (sobretudo modelos antigos) não ligam se a bateria não estiver instalada.

Postar um comentário