0
Aprenda a realizar uma faxina geral em sua máquina e deixá-la com mais desempenho, para que não seja necessário formatá-la tão rápido.


Vamos ser sinceros: Ninguém gosta de ficar formatando a máquina várias vezes por ano (a não ser que você esteja fazendo algum curso de manutenção e esteja aprendendo). As formatações são acompanhadas de fortes dores de cabeça pelos usuários: Nada está no seu lugar depois, e você precisa ficar ligando pro seu técnico para ver "onde está tal arquivo?" ou "você instalou tal programa?".

Sugerimos para você um pequeno calendário de manutenção que você mesmo pode fazer:



1 vez por semana - Limpeza de arquivos temporários.
Os arquivos temporários são pequenos dados que o sistema operacional e outros aplicativos usam quando são abertos. Mas eles são usados uma vez só. Geralmente os programas os apagam, mas nem sempre isso acontecem. E eles podem deixar seu computador lento, ainda consumindo espaço em disco. 

A limpeza de disco não significa que seus dados pessoais serão apagados, é apagado apenas os dados inúteis do sistema e programas.

Para realizar a limpeza, sugiro usar o CCleaner.
Ele é muito poderoso e limpa até mesmo os arquivos mais escondidos possíveis.




1 vez por mês - Desfragmentação de disco.
O sistema operacional grava os arquivos em setores (que são pequenos pedaços do disco rígido). O problema é que ás vezes os arquivos são gravados e apagados, e aí acaba que alguns pedacinhos entre um arquivo e outro ficam sem ser preenchidos, e isso deixa o computador lento. A solução? Desfragmentação. Ela "reorganiza" os arquivos, deixando todos os "pedacinhos" juntos, aumentando a velocidade.

Vale ressaltar que isso não muda seus arquivos de lugar

E para desfragmentar, sugerimos o poderoso Auslogics Disk Defrag
Para usá-lo, basta instalar. Quando abrir, selecione as unidades de disco que deseja fazer a desfragmentação e clique em Desfragmentar. Simples!



1 vez por mês - Verificação completa em busca de vírus.
"Pode acontecer de meu computador estar com vírus e eu não saber?" Sim, isso é possível. Alguns vírus esperam você abrir os arquivos onde eles estão instalados. Então, faça uma verificação profunda pelo menos uma vez por mês.

A opção varia de antivírus para antivírus, mas geralmente basta abrir sua interface e clicar em "Verificação profunda" ou "Verificação completa do sistema".


1 vez a cada 3 meses - Atualizações de programas.

Se você geralmente recebe notificações dos programas e clica em "Atualizar", você não precisa fazer isso. Mas se você não o faz, saiba que pode estar perdendo recursos novos, melhoras no desempenho dos programas ou outros que podem melhorar o desempenho até mesmo do sistema inteiro. Portanto, é sempre bom verificar quais versões dos programas você está utilizando.



1 vez por ano - Leve sua máquina para um técnico.
Sim, você leu isso mesmo. Muitos problemas poderiam ser evitados se as pessoas fizessem manutenções preventivas em seus micros no mínimo uma vez por ano ou até menos. Formatações, troca de peças e componentes, e dores de cabeça - tudo isso pode ser evitado.

Por isso, sugerimos que você tenha um técnico de confiança, que tem boa reputação entre seus conhecidos, amigos ou familiares - para que ele possa fazer um check-up geral na saúde de seu PC - verificar o disco rígido, velocidade dos coolers, estado da memória, conectores internos, entre outros. Ele pode sugerir um upgrade de alguns componentes a fim de melhorar o desempenho e atualizar sua máquina, para que ela possa rodar os conteúdos mais recentes.

Postar um comentário