0

Seja para testes, segurança, praticidade, usar seu programa favorito – enfim, instalar mais de um sistema operacional no computador pode ter muitas utilidades.

windows-vs-ubuntu1


Mas antes, cabe relembrar:


  1. O computador precisa ter espaço em disco suficiente para suportar dois sistemas operacionais e os documentos de usuário; e
  2. O computador precisa atender os requisitos mínimos para os dois sistemas (memória, processador, etc).
  3. Disco de instalação dos sistemas operacionais que você deseja instalar.
  4. Um programa para realizar particionamento (caso você deseje instalar dois sistemas Windows na sua máquina. Caso vá usar Windows e Linux, o particionador geralmente vem embutido na instalação do Linux)
Do que você precisa estar ciente?
  1. Os sistemas serão individuais. Todas as configurações feitas em um sistema não afetarão o outro sistema.
  2. Você precisará instalar primeiro o sistema mais antigo, e depois, o mais novo, em caso de dois sistemas Windows. Então, se você usa, por exemplo, Windows 7, e precisa instalar Windows XP, você deve apagar tudo e instalar o XP, depois o 7. Em caso de sistema Windows e Linux, instale primeiro o sistema Windows, e depois, o Linux,
  3. Faça backup de todos os seus arquivos e documentos em um disco externo.
  4. É recomendável fazer as instalações do zero, embora você possa realizar com algum sistema já instalado, porém não é recomendável, pois pode haver fragmentos de disco e isso pode corromper seus arquivos.
Particionando seu disco rígido 
Particionar é basicamente “dividir” seu disco rígido em mais do que uma unidade. Ou seja, você pode dividir um disco rígido de 80 GB em dois “discos rígidos virtuais”, por assim dizer, de 40 GB cada. Existem dois tipos de partições: Partições primárias e partições extendidas. Você pode dividir um disco rígido em até quatro partições primárias, onde nelas podem estar localizadas sistemas operacionais. Existem também partições extendidas, onde você pode criar unidades lógicas.
Caso precise de mais esclarecimento, deixe um comentário.
  • Crie duas unidades primárias com cada uma de 25% do tamanho do seu disco rígido para cada um dos sistemas operacionais.
  • Crie uma unidade extendida com partição lógica que use 50% do tamanho do seu disco rígido para seus documentos pessoais.
Caso você esteja usando um disco rígido limpo (sem nada instalado), prossiga com a instalação do seu sistema mais antigo. Na tela de tamanho das partições que será apresentada durante a instalação, defina o tamanho da sua partição que você usará somente para esse sistema. A outra parte temporariamente ficará não-particionada; ela será particionada pelo sistema mais novo que você irá instalar, na próxima instalação.
Se você vai realizar a instalação do zero nos dois sistemas, vá para a próxima etapa. Se você vai realizar a instalação já com algum sistema operacional instalado, é altamente recomendável fazer um backup dos seus dados e desfragmentar o disco rígido. Primeiro, desfragmente o disco rígido usando o Desfragmentador de Disco, depois use o Gerenciamento de Disco para criar as partições. Ele está disponível dentro de Ferramentas Administrativas. Você pode usar outros programas de particionamento, como o Easeus Partition Manager, por exemplo. (LINK)
Para acessar o Gerenciamento de Disco, vá em Iniciar > Executar e digite o comando compmgmt.msc
gerenciamentodediscojq2
Nesse ponto você pode definir o tamanho que cada unidade conterá. Basta você clicar com o botão direito sobre a unidade e clicar em Estender volume ou Diminuir volume… e escolher o novo tamanho da partição. Atenção: Certifique-se do quanto sua unidade já foi usada com arquivos, e não defina um tamanho menor do que isso.
Para criar uma nova partição, clique com um botão direito sobre o espaço vazio que ficou em seu disco rígido e selecione a opção Nova partição… e siga as instruções na tela, lembrando sempre de criar uma partição primária. O espaço da nova unidade não deve ser menor que 5 GB.
Recomendo que você crie partições usando o seguinte método:
Feito isso, pegue os discos de instalação dos sistemas operacionais e vamos a parte da instalação.

Instalando os sistemas

Instale o seu sistema, incluindo programas e drivers. Após instalar seu sistema mais antigo, troque seu disco de instalação pelo disco de instalação do sistema mais recente e inicie a nova instalação. Durante a instalação tome cuidado para não instalar o sistema mais novo na mesma partição do sistema antigo. Uma forma de evitar que isso ocorra é por colocar um nome ou rótulo na partição do sistema mais antigo, assim você consegue visualmente evitar esse erro.
img-d137d3c1


figura-6
(No caso de você manter seu antigo sistema operacional e deseja instalar somente um sistema novo, proceda a instalação do novo sistema em uma nova unidade.)


No caso dos sistemas Linux, principalmente Ubuntu, você nem precisará definir uma nova partição, o que é mais seguro, basta escolher “Instalar Ubuntu ao lado de outros sistemas operacionais” e continuar com a instalação. Ele já atribuirá automaticamente um tamanho para nova unidade.
Instale seu sistema mais novo, incluindo programas e drivers. Repare que, após a instalação do sistema operacional mais recente, você poderá ver uma lista dos sistemas operacionais instalados. Essa tela será exibida toda a vez que você iniciar seu computador, e nela, você poderá escolher qual sistema deseja iniciar. Pronto, você está com dois sistemas operacionais instalados!
Eis alguns exemplos de computadores com mais de um sistema instalado:

winvista-win7
winxp-win7

grub-ubuntu


















Acima, telas de inicialização do Windows 7 + Windows Vista, Windows 7 + Windows XP e Ubuntu 8.10 + Windows Vista.
Caso alguma etapa tenha ficado confusa, ou o artigo lhe foi útil, comente! E aproveite as vantagens de ter mais de um sistema operacional em seu computador!

Postar um comentário