0
O defeito mais comum é a tela simplesmente "apagar", devido a falhas no sistema de iluminação. Olhando para a tela sob luz forte, você percebe que ela está funcionando, mas sem a iluminação não é possível vez com clareza.
index_html_m31e9daec
Os problemas de tela apagada são quase sempre causados pelo FL Inverter. O FL Inverter raramente "queima", ele apenas perde eficiência com o uso, passando a fornecer uma tensão um pouco mais baixa que o normal. Com as lâmpadas de catodo frio é "tudo ou nada", se a tensão fornecida for apenas um pouco abaixo da normal, elas simplesmente não acendem.
Mesmo ao reduzir a luminosidade da tela (o que é feito reduzindo a luminosidade das luzes), é reduzida apenas a amperagem e não a tensão. Revisando: a amperagem determina a quantidade de energia que é fornecida, enquanto a tensão determina a vazão. Fazendo uma analogia com um rio, a tensão seria o comprimento do rio, enquanto a amperagem seria a vazão de água. É possível tanto ter uma tensão muito alta e uma amperagem muito baixa (como na saída do FL Inverter), quanto uma amperagem incrivelmente alta e uma tensão muito baixa, como no caso de um processador Pentium 4. Os 1300 volts de saída do FL Inverter podem eletrocutar uma pessoa, enquanto uma bateria de carro (que utiliza apenas 12 volts, porém com amperagem muito mais alta), é inofensiva.
Continuando, embora muito mais raro, existem casos em que as próprias lâmpadas queimam. Como é improvável que as duas queimem exatamente ao mesmo tempo, a tela ficará apenas "meio apagada", com um lado bem mais escuro que o outro. Em geral, apenas cerca de 5% dos defeitos de tela apagada são causados por queima das lâmpadas. O maior culpado é mesmo o FL Inverter.
Existe também uma pequena possibilidade do problema ser com a placa controladora, dentro da tela, ou com o próprio chipset de vídeo ou outro componente na placa mãe, o que pode causar sintomas diversos, desde a falta de uma das três cores primárias (deixando a tela com as cores alteradas), até distorções diversas na imagem.
O primeiro passo para consertar a maioria dos defeitos é desmontar a tela. Na maioria dos casos, é possível desmontar a tela diretamente, sem precisar removê-la da carcaça do note. Mas, é muito mais fácil e recomendável trabalhar na tela depois de removê-la:
index_html_6f3c227
Toda tela de notebook é desmontável, porém nem sempre isso é muito simples, pois temos sempre uma combinação de parafusos, encaixes e partes coladas.
A primeira coisa é encontrar e remover os parafusos. Eles são sempre escondidos embaixo das borrachinhas de apoio ou adesivos. Comece localizando e removendo cada com a ajuda da chave de fenda:
index_html_m38ccf77c
Na hora de remontar o monitor, use um pequeno pingo de cola branca em cada uma das borrachinhas. Isso ajuda a cola-las novamente.
Neste monitor da HP, por exemplo, temos um total de 12 parafusos: 4 na parte inferior, 4 na parte superior e mais 2 de cada lado:
index_html_m8f7c3e
index_html_1dfd9205
Este esquema, de um dos manuais da IBM, mostra as posições dos parafusos na tela de um Thinkpad T40:
index_html_31a7c232
Depois de remover todos, os parafusos, use um cartão magnético para desencaixar a parte frontal do bezel. Evite usar a chave de fenda, pois ela pode escorregar e fazer um risco "lindo" na tela. Normalmente, além dos encaixes, os fabricantes usam cola ou algum tipo de adesivo, o que torna alguns pontos bem duros de descolar.
index_html_469805df
Aqui temos a tela aberta:
index_html_m384ec61b
O FL Inverter é uma plaquinha localizada na base da tela. Como ele é um componente que trabalha com alta tensão, ele vem sempre protegido por uma capa plástica.
index_html_m1b779733
Trocar o FL Inverter é uma tarefa simples, basta remover qualquer parafuso que o prenda à carcaça e soltar os dois conectores.
O FL Inverter é uma peça relativamente barata, que custa de US$ 60 a US$ 120, dependendo do modelo. Aqui no Brasil, os preços variam muito, de acordo com onde pesquisar. É possível também encontrar alguns com bons preços nos sites de leilão.
Se você tem um cartão de crédito internacional, a melhor opção é comprar diretamente no exterior. Pesquisando pelo part number (que quase sempre vem decalcado, ou impresso num adesivo), ou pelo modelo do note, você encontra diversas lojas que vendem peças de reposição, como a http://www.sparepartswarehouse.com/, http://www.impactcomputers.com e a http://www.laptoprepairco.com. Muitas delas enviam para o Brasil. Como se trata de um componente pequeno e barato, muitas vezes você nem vai precisar pagar os 60% de imposto.
É possível também ajustar a tensão de saída do FL Inverter, o que pode ser usado como uma solução emergencial, quando não encontrar outro para reposição, ou quando o preço for proibitivo.
Removendo a capa plástica, você encontra um potenciômetro (similar ao encontrado no laser dos drivers de CD-ROM) que permite ajustar a tensão de entrada do inversor. Girando-o para o sentido horário você aumenta a potência e para o sentido anti-horário a diminui.
Quase sempre, em casos onde o inversor não está queimado, você pode extender a vida útil do FL inverter aumentando um pouco a tensão de entrada. Gire o potenciômetro cerca 10 graus no sentido horário (ou seja 1/36 de uma volta completa, bem pouco). Em seguida, remonte a tela e faça o teste.
index_html_m540df80a
Se a tela voltar a apagar depois de algumas semanas de uso, você pode repetir o procedimento mais uma vez. Se ela falhar novamente depois de algum tempo, é hora de realmente trocar o FL Inverter.
O potenciômetro é extremamente sensível, por isso você deve sempre ajustá-lo em pequenos incrementos. Se você quiser um exemplo "marcante" do que acontece ao aumentar muito a tensão de entrada do FL Inverter, pegue um drive de CD condenado, desmonte e procure pelo trimpot, um parafusinho parecido com o regulador de tensão do FL Inverter, instalado próximo à lente do laser. Dê uma ou duas voltar completas, em sentido horário e monte novamente o drive. Ao ligar o micro e colocar um CD qualquer no drive, você vai ouvir um "vuuuummmm", seguido por um estalo e um leve cheiro de queimado. Desmonte novamente o drive e você verá vários componentes queimados próximos ao laser. O drive foi inutilizado de vez.
É mais ou menos isso que acontece ao aumentar demais a saída do FL inverter num notebook. Você pode queimar as lâmpadas, queimar de vez o próprio FL inverter, ou mesmo sobrecarregar os circuitos de alimentação na placa mãe, possivelmente inutilizando o equipamento. Como disse, ao ajustar o FL inverter, todo o cuidado é pouco. Você foi avisado.

Postar um comentário