0
Utilitários mostram quanto espaço está disponível, quanto está ocupado e pelo que, sejam aplicativos ou seus arquivos.




Por anos os usuários do Windows verificam quanto espaço em disco está disponível usando o bom e velho atalho “Meu Computador” no Explorador de Arquivos. Mas esse método só diz quanto espaço está disponível. Para saber o que está ocupando espaço, era necessário mergulhar no sistema de arquivos.
Mas no Windows 8.1 Update a Microsoft oferece dois recursos que tornam muito mais fácil ficar de olho no uso dos discos. Para acessá-los tecle Windows+C, clique em Configurações / Mudar configurações do computador / Computador e Dispositivos / Espaço em disco. Espere o app fazer sua “mágica”, já que dependendo da quantidade de arquivos em seu disco rígido pode demorar algum tempo antes que você veja resultados na tela.
81EspacoDisco_Sumario-580px
A seção Espaço em Disco na tela de configurações detalha o que está ocupando espaço no HD ou SSD
Quando o utilitário terminar os cálculos você verá um sumário que mostra no topo da tela quanto espaço em disco está disponível, seguido de um rápido levantamento de quanto espaço os apps modernos estão ocupando, e então um detalhamento do que está ocupando espaço. Tenha em mente que o detalhamento reflete o espaço ocupado pelas pastas específicas (Documentos, Downloads, etc) e não pelas “bibliotecas” que agrupam arquivos do mesmo tipo armazenados em locais diferentes no PC.
A parte importante deste sumário é que ele mostra quanto espaço cada pasta está ocupando. Portanto, se você notar que a pasta Imagens está sozinha ocupando dezenas de GB, já sabe o que mandar para um disco externo, ou para uma conta na nuvem, quanto precisar liberar espaço no disco.
Outro recurso legal nesta página é um botão para limpar a lixeira, algo que de outra forma só pode ser feito através do desktop.
De olho nos apps
Sob a seção Aplicativos no sumário você verá um link que diz Ver o tamanho dos meus aplicativos. Clique sobre ele para ver uma lista com todos os apps modernos instalados no sistema e quanto espaço em disco cada um deles ocupa.
81EspacoDisco_AppsMetro-580px|
A tela Tamanhos de aplicativos mostra o espaço ocupado por cada app "moderno" instalado
Para desinstalar um app basta clicar sobre seu nome e no botão Desinstalar. Esta tela também pode ser acessada teclado Windows+C e clicando em Configurações / Mudar configurações do computador / Pesquisar e aplicativos / Tamanho de aplicativo.
81EspacoDisco_AppsDesktop-580px
Para ver o espaço ocupado pelos apps tradicionais, é necessário ir ao Painel de Controle
A lista não inclui os apps “tradicionais” para o desktop (como o Office). Para saber quanto espaço eles ocupam é necessário ir ao Painel de Controle / Programas / Programas e Recursos. E basta dar um clique com o botão direito do mouse sobre um programa na lista e clicar em Desinstalar para remover um app que você não usa ou ocupa espaço demais.

Postar um comentário