0
Ambos os processos são mais simples do que você imagina, e não exigem software especial. Basta seguir nossas dicas.


Se você der um duplo-clique em qualquer palavra deste parágrafo seu navegador irá selecioná-la, e você será capaz de copiá-la e colá-la em um editor de textos ou cliente de e-mail. Mas se você tentar dar um duplo clique em uma palavra na imagem acima, ou em qualquer outra imagem deste artigo, o mesmo procedimento não irá funcionar. No mundo digital há uma grande diferença entre texto e uma imagem que representa um texto, embora ela nem sempre seja óbvia ao usuário. Felizmente há formas de converter um em outro.
Texto em imagem
Vamos começar com algo simples, transformar um texto em uma imagem no formato JPG ou PNG. Se você usa o Word, isso é extremamente simples. Selecione o texto que você quer “fotografar” e pressione Ctrl+C para copiá-lo para a área de transferência. Abra o Paint, tecle Ctrl+V para colar o texto e salve o arquivo.
textoimagem_snipping-287px.jpg
A Ferramenta de Captura ajuda a recortar trechos da imagem na tela
Você também pode usar uma ferramenta do Windows chamada Ferramenta de Captura (Snipping Tool) para fazer o serviço. Clique no menu Iniciar, digite “snip” no campo de busca e tecle Enter. Com ela você pode capturar um trecho em formato livre (desenhado com o mouse), uma parte retangular da tela, uma janela inteira ou mesmo a tela inteira, e salvar a imagem resultante em uma variedade de formatos.
Se você está usando uma versão do Windows que não tem a Snipping Tool (XP, por exemplo) pode pressionar a tecla Print Screen (geralmente num bloco acima das setas do teclado, também chamada PrtScr ou Print Scrn), abrir o Paint e colar a imagem com Ctrl+V. Este atalho captura a tela inteira, então você terá de fazer um recorte (usando a ferramenta Cortar do Paint) para destacar apenas o texto.
Imagem em texto
Fazer o caminho inverso, ou seja, extrair texto de uma imagem, exige um tipo de software chamado OCR, do inglês “Optical Character Recognition” (Reconhecimento Óptico de Caracteres). Esse tipo de software costuma ser incluso com scanners para facilitar a conversão de documentos escaneados em texto editável. Mas felizmente você não precisa de um scanner, nem de comprar um programa extra, para ter acesso a este recurso.
Se você tem o Microsoft OneNote (parte de versões recentes do Microsoft Office) em seu PC, já tem um software de OCR. Cole a imagem que você quer processar em uma nova nota, clique com o botão direito do mouse sobre ela e selecione a opção Copiar Texto da Imagem. O texto será copiado para a área de transferência, e pode ser colado em seu editor de textos favorito.
textoimagem_onenote-580px.jpg
O OneNote tem OCR integrado
Se você não tem o OneNote, pode usar um serviço na web como o Free OCR. Basta fazer o upload da imagem (que deve ter no máximo 2 MB), indicar o idioma do texto (o Português é suportado), responder ao “Captcha” para provar que você é um humano e clicar em Send File. O texto extraído será mostrado dentro de uma moldura, e você pode copiá-lo e colá-lo onde quiser.
Em ambos os casos o resultado pode não ser perfeito: dependendo a qualidade da imagem original alguns caracteres podem ser reconhecidos de forma incorreta, e você provavelmente terá que fazer uma “limpeza” para que tudo fique correto. Ainda assim, é mais fácil do que copiar todo o texto manualmente.

Postar um comentário