0
SD, micro SD, UHS, Classe 4, Classe 10… conheça o significado de todos estes termos e acabe com a confusão na hora de comprar um cartão de memória.


Eles estão em toda parte: em sua máquina fotográfica, videogame portátil, tablet e até mesmo nos celulares mais simples. Os cartões SD (de “Secure Digital”) são uma forma conveniente, e barata, de armazenar grandes quantidades de informações, o que explica sua popularidade.
Mas eles repetem algo que já vi acontecer várias vezes: uma tecnologia fácil de usar chega e traz consigo um acrônimo. Então alguém cria uma versão melhor, e estende o acrônimo. E pouco depois surge mais uma versão. E logo os consumidores acabam se deparando com uma verdadeira sopa de letrinhas.
Vamos começar pelo básico. Os cartões Secure Digital (SD) são o atual “padrão” para memória flash removível em dispositivos móveis. Eles estão disponíveis em três tamanhos físicos, com uma grande variedade de capacidades e velocidades.
Há alguns recursos pouco usados que justificam o S de “Secure” (Seguro) no nome. Um deles é um sistema de gerenciamento de direitos autorais (DRM) que é mais útil para Hollywood do que para os consumidores: tecnicamente é possível criar um cartão que permite que o conteúdo seja lido, mas não copiado para um PC, por exemplo. Outros recursos mais úteis incluem uma chave para impedir a gravação de dados (apenas nos cartões maiores) e proteção com senha em alguns poucos modelos.
Como disse, os cartões SD estão disponíveis em três tamanhos.
  • O modelo original, conhecido apenas como SD Card (Cartão SD) mede 32 x 24 mm. Notebooks costumam ter slots sob medida para estes cartões. São comuns em câmeras e filmadoras digitais.
  • Cartões mini SD medem apenas 21,5 x 20 mm. Este formato está praticamente obsoleto no mercado.
  • Cartões micro SD medem apenas 11 x 15mm, e são os modelos mais usados em aparelhos como smartphones e tablets Android, além de câmeras digitais ultracompactas.
sdcard_formatos-400px.jpg
Os três formatos de cartões SD. De cima para baixo: SD, mini SD, microSD
Além disso há adaptadores que permitem que um cartão menor seja usado em um slot maior, como mini SD para SD e micro SD para mini SD, ou micro SD para SD. Frequentemente estes adaptadores vem inclusos na embalagem junto com os cartões menores.
Além do tamanho, há variantes do padrão SD que definem a capacidade máxima do cartão. Esta é independente do tamanho físico: nada impede a criação de um cartão microSD com capacidade maior do que um cartão SD (de fato, isso é comum).
  • Cartões “padrão” (SDSC, de “Secure Digital Standard Capacity”) podem ter até 1 GB. Entretanto, existem modelos fora da especificação com capacidade de 2 ou 4 GB, que não são compatíveis com todos os dispositivos.
  • Cartões de “alta capacidade” (SDHC, Secure Digital High Capacity) podem ter até 32 GB
  • Cartões de “capacidade extendida” (SDXC, Secure Digital eXtended Capacity) podem ter até 2 TB. Entretanto, atualmente não é possível encontrar no mercado cartões com mais de 128 GB.
Há uma outra variante de cartões, chamada SDIO (Secure Digital Input / Output). Eles são menos comuns, funcionam apenas em aparelhos específicos e em vez de armazenamento trazem periféricos como câmeras, receptores GPS ou interfaces Wi-Fi.
Os cartões também são separados em “Classes” de acordo com a velocidade de escrita de dados. Isso é representado pela letra C com um número dentro, que indica a velocidade em megabytes por segundo (MB/s). A classe não importa muito se você só quer fazer fotos e ouvir MP3, mas é importante para quem quer gravar vídeo, já que quanto maior a resolução da imagem, mais rápido o cartão precisa ser para conseguir registrar os dados sem perda de quadros.
Os cartões Classe 2 (C2) são os mais lentos, com velocidade de 2 MB por segundo, e só podem ser usados para gravação de vídeo em definição padrão. Para gravar vídeo em HD (1280 x 720 pixels) é necessário um cartão Classe 4 (C4, 4 MB/s) ou Classe 6 (C6, 6 MB/s), e para vídeo em alta-definição recomenda-se um Classe 10 (C10, 10 MB/s).
Alguns cartões mais sofisticados tem um U em vez de um C estampado. Estes são cartões Ultra High Speed, que usam uma nova forma de comunicação (barramento) com o aparelho, portanto precisam de aparelhos compatíveis para atingir todo seu potencial. Um cartão UHS Classe 1 (UHS U1) tem velocidade de 10 MB/s e é adequado para gravação em tempo real de transmissões de TV, por exemplo, e um cartão UHS Classe 3 (UHS U3) chega a 30 MB/s e é adequado para gravação de vídeo em 4K.
Resumindo a história
Ao escolher um cartão para um aparelho (como uma câmera), você precisa levar em conta três variáveis: o formato usado pelo aparelho (SD, mini SD, micro SD), a capacidade suportada e a velocidade de gravação.
Um cartão SDHC de 4 GB não vai funcionar em um aparelho que só é compatível com cartões SDSC, assim como um SDXC de 64 GB não vai funcionar em um aparelho compatível apenas com cartões SDHC. Mas a recíproca não é verdadeira: um cartão SDSC ou SDHC funciona, sem problemas, em um aparelho que suporta cartões SDXC.
Quanto à velocidade, vale o “quanto mais melhor”. Dependendo da capacidade e do fabricante, a diferença entre um cartão Classe 4 ou Classe 6 pode ser mínima ou inexistente. Neste caso, opte pelo mais rápido. Considerando os aparelhos atuais, recomendamos comprar no mínimo cartões Classe 4.
Na dúvida, antes da compra consulte o manual de seu aparelho para ver quais tipos (e capacidade) de cartões são suportados. Se não tiver esta informação, leve o cartão original e procure um modelo similar.

Postar um comentário