0
Chegamos então à parte mais chata, que é remover todos os demais parafusos da parte inferior do notebook. São 16 parafusos no total, fora os 4 que já removemos. Lembre-se de que é comum as lojas cobrirem alguns dos parafusos com as etiquetas de garantia, justamente para impedir a desmontagem.
Não se esqueça dos dois parafusos dentro do compartimento da bateria e deste aqui, dentro do compartimento do HD que fica especialmente camuflado:
08
Depois de terminar, vire o notebook. Agora vem o maior "segredo" da desmontagem de notes em geral. Para remover o teclado e continuar com o desmantelamento, você deve remover o protetor que fica entre a tela e o teclado. Em alguns notebooks, ele fica preso por parafusos na parte inferior (no HP NX6110, por exemplo, existem dois parafusos embaixo da bateria). Ele é preso por um conjunto de encaixes, por isso é bem duro de remover. É preciso usar um pouco de força, mas, ao mesmo tempo, ter muito cuidado para não quebrar ou danificar o acabamento.
Neste modelo, o jeito mais fácil de remover é usar uma chave de fenda para desencaixar a parte sobre a base do monitor, primeiro um lado, depois o outro e depois puxar os dois simultaneamente:
09
10
Remova agora os dois parafusos que prendem o teclado. Existe também uma trava no meio, que precisa ser solta usando a chave de fenda:
11
O teclado é conectado à placa-mãe através de um cabo flat. Afrouxe os dois lados da trava para desconectá-lo. Nunca puxe o teclado de uma vez ao desmontar qualquer notebook, pois você pode arrebentar o flat (o que vai lhe obrigar a comprar outro teclado ou passar algumas horas tentando reparar o flat partido), ou, pior, danificar o conector na placa mãe:
12
Neste ponto, você pode remover a tela. Puxe o cabo da antena wireless com cuidado (ele passa para o outro lado, através de uma abertura na carcaça), desconecte o cabo do LCD (ele possui um terra que é preso à carcaça por um parafuso) e depois remova os parafusos que prendem a tela. São quatro no total, dois na parte traseira, ao lado do conector da fonte e da entrada do modem e mais dois na parte metálica da base:
13
Aqui temos o Toshiba sem a tela. Já vi gente usando o note assim, ligado a um monitor externo, depois de quebrar a tela e desistir de trocá-la por causa do preço ;).
14
Em casos em que o LCD realmente quebra ou trinca, não existe outra saída senão realmente trocar a tela, o que muitas vezes sai mais da metade do valor do note. Mas, casos em que a tela está intacta e apenas a iluminação não funciona, são quase sempre sanáveis.
A cobertura é presa por seis parafusos (dois na parte prateada e mais quatro na parte preta da carcaça). Além de removê-los, você deve desconectar o flat do touchpad e os dois conectores dos speakers:
15
Em seguida vem a parte mais delicada, que é remover a cobertura, tendo o cuidado de não quebrar as travinhas, nem danificar o acabamento. Uma das formas mais práticas é usar uma chave de fenda bem fina para começar a soltar pela parte próxima ao encaixe da tela e depois usar um cartão magnético, ou uma paleta de violão para soltar o restante. Não use a chave de fenda, senão você vai deixar a carcaça cheia de dentes e arranhados. Se estiver preso em algum ponto, é provável que você tenha esquecido de remover algum dos parafusos nas etapas anteriores:
16

Postar um comentário