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Em seguida temos os chipsets da nVidia, cuja linha de chipsets mobile inclui versões de baixo consumo dos chipsets G70, G80 e G90. A nVidia não vende tantos chipsets de vídeo mobile quanto a ATI (em número), mas em compensação é bastante forte no ramo de placas dedicadas, que embora representem uma parcela pequena das vendas, acabam sendo o ramo mais lucrativo.
Entre elas, as placas mais simples são as GeForce Go 7300 e Go 7400, que são baseadas no chipset G72M, a versão mobile do G72, que possui 4 unidades de pixel shader, 4 unidades de texturas, 2 ROPs e 3 unidades de vertex shader. Ambas utilizam 128 MB de memória GDDR3 dedicada (barramento de 64 bits) e podem utilizar mais 256 MB de memória compartilhada usando o TurboCache. A diferença entre eles é que o Go 7300 opera a 350 MHz (com a memória a 700 MHz), enquanto o Go 7400 opera a 450 MHz (com a memória a 900 MHz), oferecendo um desempenho muito similar ao de uma GeForce 7300 LE para desktops.
Elas são seguidas pelas placas GeForce Go 7600, Go 7600 GT e Go 7700, que são baseadas no chipset G73M. O Go 7600 é a versão mais simples, baseada em uma versão castrada do chipset, que conta com apenas 8 unidades de pixel shader, 8 unidades de texturas, 8 ROPs e 5 unidades de vertex shader. Ele opera a 450 MHz, com 256 MB de memória GDDR3 (a 800 MHz). Tanto o Go 7600 GT quanto o Go 7700 são baseados na versão "completa" do G73M, com 12 unidades de pixel shader, 12 unidades de texturas, 8 ROPs e 5 unidades de vertex shader. O Go 7600 GT opera a 500 MHz, com 256 MB de memória GDDR3 (a 1.2 GHz) e o 7700 (que apesar da numeração superior, é mais lento), opera a 450 MHz, com a memória (também 256 MB de memória GDDR3) a 1.0 GHz. Os três utilizam um barramento de 128 bits com a memória, o que acentua a diferença em relação ao 7300/7400.
As placas high-end dentro da família 7xxx são baseadas nos chipsets G70M e G71M. Estes dois chipsets compartilham a mesma arquitetura, com 24 unidades de pixel shader, 24 unidades de texturas, 16 ROPs e 8 unidades de vertex shader. A diferença entre os dois é que o G70M (usado nas placas da série 7800) ainda é baseado em uma técnica de 110 nm, enquanto o G71M (usado nas séries 7900 e 7950) é fabricado usando a técnica de 90 nm, o que possibilita o uso de frequências de operação mais altas, mantendo o consumo elétrico a um nível aceitável. Ambos os chipsets utilizam também um barramento de 256 bits com a memória, outro diferencial em relação às séries anteriores.
A GeForce Go 7800 é a versão mais simples, baseada em uma versão castrada do G70M, com apenas 16 unidades de pixel shader, 16 unidades de texturas, 8 ROPs e 6 unidades de vertex shader. Nela o chipset de vídeo opera a 350 MHz, com 256 MB de memória GDDR3 operando a 1.1 GHz. A GeForce Go 7800 GTX é baseada na versão completa do chip, com 24 unidades de pixel shader, 24 unidades de texturas, 16 ROPs e 8 unidades de vertex shader e opera a 400 MHz (com a memória também a 1.1 GHz).
O modelo seguinte é a GeForce Go 7900 GS que, apesar da numeração, é inferior à 7800 GTX. Ela é baseada em uma versão castrada do G71M, com 20 unidades de pixel shader, 20 unidades de texturas, 16 ROPs e 7 unidades de vertex shader, que opera a apenas 375 MHz, com a memória a 1.0 GHz.
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GeForce Go 7900 GS, no formato MXM
Tanto a GeForce Go 7900 GTX quanto a Go 7950 GTX são baseadas na versão completa do G71M, com 24 unidades de pixel shader, 24 unidades de texturas, 16 ROPs e 8 unidades de vertex shader. A diferença entre elas é que na 7900 GTX a GPU trabalha a 500 MHz e a memória a 1.2 GHz, enquanto na 7950 GTX a GPU trabalha a 575 MHz e a memória a 1.4 GHz. Naturalmente, a 7950 dissipa um pouco mais calor que a 7900, mas apesar disso ambas trabalham dentro de um TDP de 45W. Outra diferença é que a Go 7900 GTX existe em versões com 256 e 512 MB, enquanto a Go 7950 GTX existe apenas em versão com 512 MB.
Assim como as GeForce 7000 para desktops, as placas da série Go 7000 oferecem suporte ao DirectX 9.0c e ao Shader Model 3.0. Em maio de 2007 a nVidia lançou a série GeForce 8000M, composta por placas baseadas nas versões mobile dos chipsets G84 e G86, que utilizam a arquitetura de unidades unificadas e são compatíveis com o DirectX 10. Elas são compatíveis também com o PureVideo HD que, assim como o AVIVO HD (usado nas placas da série HD 2000, da ATI), que oferece suporte à exibição de filmes nos formatos HD-DVD e Blu-Ray, incluindo o suporte ao HDCP.
A placa mais simples dentro da família é a GeForce 8400M G, baseada em uma versão castrada do mobile G86, que possui apenas 8 stream processors, o que resulta em um desempenho 3D bastante fraco. Esta é mais uma solução para fabricantes interessados em desenvolver notebooks com suporte a HD-DVD e ao DirectX 10 (importante do ponto de vista do marketing) do que uma placa 3D propriamente dita.
Em seguida temos as placas GeForce 8400M GS, 8400M GT e 8600M GS. As três utilizam 512 MB de memória GDDR3 dedicada e são baseadas na versão "completa" do mobile G86, com 16 stream processors. Como de praxe, elas se diferenciam pela frequência de operação, com a 8400M GS operando a 400 MHz (com a memória a 1.2 GHz), a 8400M GT operando a 450 MHz (com a memória também a 1.2 GHz) e a 8600M GS operando a 600 MHz (com a memória a 1.4 GHz). Nos três casos, as unidades de processamento operam ao dobro da frequência do restante da GPU, o que resulta em frequências de (respectivamente) 800, 900 e 1.2 GHz. A 8400M GS utiliza um barramento de 64 bits com a memória, o que limita bastante o desempenho da GPU, enquanto a 8400M GT e a 8600M GS utilizam um barramento de 128 bits.
Temos ainda as GeForce 8600M GT e a 8700M GT, que são baseadas na versão mobile do G84, com 32 stream processors. Ambas utilizam 512 MB de memória GDDR3, ligada à GPU através de um barramento de 128 bits. A 8600M GT opera a 475 MHz, com a memória a 1.4 GHz, enquanto a 8700M GT opera a 625 MHz, com a memória a 1.6 GHz. Em ambos os casos, as unidades de processamento operam ao dobro da frequência, o que resulta em 950 MHz e 1.25 GHz, respectivamente.

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