0
Defeitos na tela são possivelmente os mais comuns. Como vimos nos tutoriais anteriores, problemas de "tela apagada" são quase sempre relacionados ao FL inverter e podem ser reparados com a substituição deste.
fig7
Em casos onde o problema é com as lâmpadas de catodo frio responsáveis pela iluminação, o mais comum é que a tela vá ficando progressivamente mais escura e com as cores alteradas (tendendo ao vermelho), sintoma que vai piorando ao longo do tempo. Também acontece de uma das luzes queimar completamente e você ficar com a tela "meio apagada", onde a iluminação fica normal de um lado mas a tela fica escura do outro.

As lâmpadas de catodo frio são um componente do LCD, mas podem ser substituídas separadamente, caso você encontre peças de reposição. É preciso extremo cuidado ao substituí-las, pois elas são incrivelmente frágeis (imagine uma lâmpada fluorescente comprida e muito fina).
fig8
Lâmpada de catodo frio testada fora do LCD
Em notebooks que utilizam LEDs para a iluminação da tela, os problemas são muito mais raros, já que eles não utilizam o FL inverter (os LEDs utilizam tensão de 5V ou 3.3V, fornecida diretamente pelos circuitos reguladores da placa mãe) e são utilizados um número muito grande de LEDs, de forma que a queima de um ou alguns deles não causa uma perda considerável de luminosidade.

Em alguns casos mais raros, o problema pode ser com os circuitos de alimentação na placa mãe (causado por capacitores estufados, por exemplo). Estes defeitos são relativamente raros nos notebooks atuais, pois os fabricantes tem adotado o uso de capacitores de estado sólido, que são muito mais duráveis que os capacitores eletrolíticos:
fig9
Cada pixel do LCD é formado por um conjunto de três transístores, um para cada cor. Quando alguns dos transístores passam a queimar, seja qual for o motivo, a tela passa a apresentar um número crescente de bad-pixels. Eles são relativamente benignos, já que não impedem o uso da tela, apenas tem um aspecto visual desagradável.

O aparecimento de bad-pixels causados pelo "envelhecimento" da tela era comum em notebooks antigos, mas as telas atuais possuem uma qualidade de fabricação muito superior e por isso eles se tornaram um problema mais raro. Em um notebook atual, se a tela não vem com bad-pixels de fábrica, é muito difícil que eles apareçam posteriormente.

Um problema mais grave é a corrupção da tela, causada por defeitos na placa controladora. Neste caso o LCD pode apresentar desde linhas horizontais ou verticais ou defeitos de atualização em imagens em movimento, até um borrão completo ao invés da imagem:
fig10
Você pode diferenciar os defeitos no LCD de defeitos causados pela memória ou defeitos no controlador de vídeo (que faz parte da placa mãe) usando um monitor externo. Na maioria dos notebooks, você precisa pressionar uma combinação de teclas, como Fn+F4, Fn+F5, Fn+F7 ou Fn+F8 para ativar o monitor externo.

Se a imagem aparece corrompida no LCD, mas fica perfeita no monitor externo, então o problema é ou nos cabos, ou no próprio LCD.
fig11
Este tipo de defeito é causado por defeitos na placa controladora incluída na tela, e não pelo LCD em si. Em muitos casos a controladora é presa à pela por por cabo flat e pode ser substituída, mas em muitos ela é soldada, de forma que só é possível trocá-la em conjunto com o LCD. Também não é comum encontrar apenas a controladora à venda, de forma que você acaba tendo que substituir todo o LCD.

Nem sempre vale à pena substituir o LCD em caso de defeito, pois nos notebooks mais baratos, a tela custa mais de metade do valor de um note novo. Em muitos casos vale mais à pena comprar outro note e passar a usar o antigo como desktop (usando um monitor, teclado e mouse externos), ou desmontá-lo e vender as peças.

Se, por outro lado, a imagem aparece corrompida tanto no LCD, quanto no monitor externo, então o problema está em outro lugar e não adianta perder tempo trocando o LCD. Se o problema estiver na memória, você pode solucioná-lo usando as dicas anteriores. Se, por outro lado o defeito for no controlador de vídeo, a situação fica mais complicada, já que ele é integrado à placa mãe ou ao próprio chipset, lhe obrigando a trocar toda a placa.

Alguns notebooks high-end utilizam placas de vídeo independentes, ligadas através de um slot interno. O melhor exemplo são os notebooks baseados nas placas nVidia GeForce Go:
fig12
Neste caso, não apenas o chipset de vídeo, ma também a memória fazem parte de um módulo separado, que (embora seja um componente relativamente caro e incomum) pode ser substituído em caso de problemas.

Uma observação é que em alguns notebooks determinadas configurações de resolução e refresh podem fazer a tela ficar fora de sincronismo, assim como em um monitor para micros de mesa. Se o LCD exibe corretamente a tela do setup mas a imagem fica embaralhada depois do carregamento do sistema, muito provavelmente é este o caso.

Lembre-se também de que a regra do mal contato também vale para notebooks. Antes de descartar qualquer componente, experimente sempre limpar os contatos, desencaixar e re-encaixar os conectores e assim por diante.

Postar um comentário