0
Para instalar o VirtualBox no Mandriva, acesse o "Gerenciador de software > Configurar mídias fonte para instalação" no mcc e certifique-se de que os repositórios "Contrib" e "Contrib Updates" estão marcados. Se for a primeira vez que está acessando o gerenciador, clique no "Adicionar" para que ele configure os repositórios:
A partir daí, você pode acessar o "Instalar & Remover Software" e instalar os pacotes "virtualbox" e "dkms-virtualbox" (marque a opção "Todos" no menu da esquerda em vez de "Pacotes com GUI" para que ele apareça na pesquisa).
Como de praxe, ele instalará também algumas dependências, totalizando cerca de 60 MB de softwares. Apesar do VirtualBox precisar de um módulo de kernel, o "vboxdrv", que precisa ser gerado durante a instalação, o gerenciador do Mandriva se encarrega de executar os passos necessários de forma automática:
Depois de instalado, o VirtualBox fica acessível através no ícone no "Iniciar > Ferramentas > Emuladores" ou via terminal, com o comando "VirtualBox".
O VirtualBox está disponível nos repositórios do Ubuntu desde a versão 7.10. Se você está usando o Ubuntu, Kubuntu, Xubuntu ou outra distribuição derivada deles, você pode instalá-lo diretamente via apt-get, a partir dos repositórios principais:
$ sudo apt-get install virtualbox-ose
Em seguida, use o comando "uname -r" para verificar qual é a versão do kernel em uso e instale a versão correspondente do pacote "virtualbox-ose-modules", como em:
$ uname -r
2.6.24-16-generic

$ sudo apt-get install virtualbox-ose-modules-2.6.24-16-generic 
Se você estiver usando um kernel personalizado, ou não houver um módulo com a versão correta, pode fazer a instalação do módulo usando o module-assistant, que se encarregará de compilar um módulo sob medida. Nesse caso, comece instalando o pacote, juntamente com o build-essential, que contém os compiladores básicos:
$ sudo apt-get install module-assistant build-essential
Em seguida, gere o módulo usando o comando "m-a a-i" (versão abreviada do comando "module-assistant auto-install"), como em:
$ sudo m-a a-i virtualbox-ose-source
Isso compilará e instalará o módulo automaticamente. Se houver algum erro nesse ponto, verifique se o pacote "build-essential" foi corretamente instalado e se você não deletou acidentalmente os headers do kernel, que são armazenados na pasta "/usr/src".
O ícone para o VirtualBox é criado no "Aplicações > Ferramentas do Sistema", mas, como de praxe, você pode chamá-lo diretamente via terminal. Entretanto, da primeira vez que tentar executar alguma máquina virtual, receberá uma mensagem de erro avisando que o driver não está acessível para o usuário atual.
Este é um velho bug de usabilidade, que ocorre devido ao uso de um grupo de acesso ao módulo do VirtualBox. Por padrão, apenas o root faz parte do grupo, de forma que nenhum usuário do sistema, incluindo a conta administrativa que foi criada durante a instalação, tem permissão para usar o programa. Felizmente, ele é fácil de resolver, basta adicionar seu login de usuário ao grupo "vboxusers", como em:
$ sudo adduser gdh vboxusers
ou:
# usermod -G vboxusers gdh
Se preferir, você pode adicionar o usuário ao grupo usando o "users-admin" ou o "drake-users". Acesse as propriedades do usuário e, na aba "grupos", marque o "vboxusers". Em qualquer um dos casos, é necessário fazer logout para que a alteração entre em vigor:
No OpenSuSE, você pode instalar o VirtualBox diretamente através do Yast. Acesse o gerenciador de pacotes e faça uma busca por "virtualbox". Assim como no caso do Mandriva e do Ubuntu, os repositórios do OpenSUSE incluem o "virtuabox-ose", que é a versão open-source. Ao marcar o pacote, o gerenciador marca também o pacote com a versão correta do módulo para o kernel. Se você está usando o kernel instalado por padrão, o módulo será instalado diretamente, sem necessidade de compilação:
O pacote "virtualbox-ose-guest-tools" que aparece na busca inclui as imagens com os drivers extras para os sistemas instalados dentro das VMs, que usaremos mais adiante. Ele é opcional, pois o VirtualBox se oferece para baixar as imagens automaticamente, quando necessário.
O pacote "xorg-x11-driver-virtualbox-ose" inclui o driver de vídeo para uso do OpenSuSE como guest no VirtualBox, ou seja, para quando ele é instalado dentro de uma VM. Não custa nada instalá-lo, mas ele não é necessário no nosso caso.
Assim como no caso do Ubuntu, é preciso adicionar seu login de usuário no grupo "vboxusers", caso contrário você recebe uma mensagem de erro reclamando que o kernel driver não está acessível ao tentar ativar a VM:
# usermod -G vboxusers gdh
Concluindo, existe também a opção de instalar diretamente a versão oficial do VirtualBox (a PUEL). A principal vantagem dela em relação à versão open-source é a inclusão do suporte a USB (veja mais detalhes mais adiante). Ela é também a melhor opção em distribuições que não incluam os pacotes do virtuabox-osi.
Verifique se existe um pacote com a versão exata da distribuição que está usando, caso contrário baixe o pacote "Linux (i386)" (para sistemas de 32 bits) ou o "Linux (AMD64)" (64 bits). Esta é a versão genérica, que pode ser instalada em qualquer distribuição.
O pacote é bem simples de instalar, basta tornar o arquivo executável e rodá-lo como root, como em:
$ chmod +x VirtualBox-2.2.2-46594-Linux_x86.run
$ su
# ./VirtualBox-2.2.2-46594-Linux_x86.run

Verifying archive integrity... All good.
Uncompressing VirtualBox for Linux installation........
VirtualBox Version 2.2.2 (2009-04-27T18:21:54Z) installer
Installing VirtualBox to /opt/VirtualBox
Building the VirtualBox kernel module
Building the VirtualBox netflt kernel module
VirtualBox has been installed successfully.
Depois de instalado, ele se comporta exatamente da mesma forma que a versão open-source. A única peculiaridade é que a instalação é feita dentro da pasta "/opt", o que faz com que você precise especificar o caminho completo ao chamá-lo via terminal, como em:
# /opt/VirtualBox/VirtualBox
Se, por acaso, você precisar atualizar o kernel do sistema, use o comando a seguir para que um novo módulo seja gerado:
# /etc/init.d/vboxdrv setup

 
 
Para usar o VirtualBox, o primeiro passo é criar uma máquina virtual, 
veja como criar maquinas virtuais 

Postar um comentário