0
Utilitários baratinhos permitem trazer de volta o Menu Iniciar e rodar os apps “modernos” em uma janela, integrando perfeitamente a nova interface com o tradicional desktop.



Entre o lançamento da recente atualização para o Windows 8.1, com vários recursos para tornar o sistema operacional mais amigável aos usuários de teclado e mouse, e a introdução de apps “universais” para o Windows 8 e Windows Phone, a Microsoft está fazendo de tudo para avançar sua visão de “Uma Microsoft” enquanto deixa o PC ser um PC e um tablet ser um tablet. Infelizmente, as melhorias mais aguardadas ainda não chegaram.
Durante a conferência para desenvolvedores Build 2014 o líder de desenvolvimento de sistemas operacionais na Microsoft, Terry Myerson, demonstrou a volta do Menu Iniciar ao Windows 8.1, junto com a capacidade de rodar apps “modernos” em uma janela em vez de apenas em tela cheia como hoje (vide imagem acima). Mas Myerson não disse quando estes recursos serão lançados, apenas que eles irão surgir em uma “futura atualização” para os usuários do Windows 8.1. Isso significa ainda neste ano? No “Windows Threshold”, que deve chegar em 2015? No Windows 9? Ninguém sabe.
Mas você não precisa esperar para ter estes recursos: há formas de ter devolver o Menu Iniciar e rodar apps modernos em uma janela no Windows 8.1 hoje mesmo. E você não precisa pagar caro por isso.
A volta do Iniciar
Uma enorme variedade de substitutos do Menu Iniciar surgiu assim que o Windows 8, que aboliu este recurso, chegou às lojas. Mas na hora de se decidir por um deles, só há duas opções a considerar: o Start8, da Stardock, e o Classic Shell.
Comece com o Classic Shell, que é gratuito. Ele permite que você tenha um Menu Iniciar no estilo do Windows XP ou do Windows 7, e oferece várias opções de personalização. Você pode escolher quais itens serão listados no menu, e até mesmo mudar a aparência do Botão Iniciar com um ícone à sua escolha.
Win9Features_Start8-400px
Start8, da Stardock
Já o Start8 oferece o Menu Iniciar do Windows 7 ou um híbrido com gostinho de Windows 8 que é mais similar ao que a Microsoft está desenvolvendo. O app, que custa US$ 5, é mais bem acabado e fácil de usar que o Classic Shell, e oferece opções e recursos suficientes para qualquer usuário. Ambos são excelentes opções.
Apps modernos em uma janela
A recente atualização do Windows 8.1 adicionou vários recursos que tornaram o sistema mais fácil de usar com um teclado e mouse, mas ainda não é possível rodar os apps modernos em uma janela no desktop. Se você quer fazer isso hoje, só tem uma opção: o ModernMix, também da Stardock.
Win9Features_ModernMix-580px
ModernMix: apps modernos em janelas no desktop
O app é uma ótima opção se você usa primariamente o desktop, mas gosta de apps nativos do Windows 8 como o Email, Calendário ou Música. Agora é possível ter ambos no mesmo ambiente, sem a incômoda troca de tela cheia para o desktop e vice-versa. O ModernMix roda muito bem mesmo no Windows 8.1 Update, e pelo que oferece o preço de US$ 5 é uma pechincha.
Juntando tudo
Por menos que o preço de uma boa pizza, você pode ter os recursos mais aguardados do Windows 9 em seu PC agora mesmo. E depois que você se acostumar a eles, especialmente quando combinados às mudanças introduzidas no Windows 8.1 Update, ficará surpreso em ver como os apps modernos se integram bem ao ambiente desktop. 

Postar um comentário