0
Janelinhas irritantes, atualizações incessantes, sons desnecessários e arquivos teimosos. Veja como eliminar estes e muitos outros problemas e recuperar sua sanidade em frente ao PC.


Dizem que são as pequenas coisas que contam, e isso é duplamente verdade entre os PCs. Computadores modernos tem poder de processamento suficiente para procurar a cura de doenças e calcular sua planilha de gastos mensais sem esforço, mas nada disso adianta se você fica tão incomodado com problemas na interface e pequenas irritações que mesmo uma tarefa simples como enviar um e-mail se torna um exercício em frustração.
O Windows está transbordando com estes “recursos” que interferem com o simples ato de usar o PC. Mas não arremesse seu monitor pela janela! Leia este artigo, siga nossas instruções e, quando você terminar, a maioria destas dores de cabeça deve ter desaparecido.
Torne o User Account Control (UAC) menos irritante
O User Account Control, recurso responsável por aquelas janelinhas que perguntam “Você quer permitir que este programa faça alterações no seu computador?”, tem origens nobres, já que foi projetado para avisá-lo de que há programas tentando fazer modificações no sistema operacional que normalmente exigiriam privilégios de administrador. Isso o torna útil na hora de impedir a instalação de malware, mas as janelinhas são irritantes, especialmente se você não se aventura além da parte segura da web e usa software de segurança de terceiros.
incomodo_uac-580px.jpg
O controle deslizante nesta janela permite mudar o comportamento do UAC.
Se você se sente confiante o suficiente para isso, desativar o UAC é fácil. Primeiro abra o Painel de Controle e vá a Contas de Usuário e Proteção p/ Família / Contas de Usuário / Alterar configurações de Controle de Conta de Usuário. Você verá uma nova janela com um controle deslizante que permite ajustar como e com que frequência as janelinhas do UAC vão aparecer. Você pode impedir que elas escureçam o desktop, ou simplesmente desativá-las completamente.
Apague arquivos que se recusam a sumir
Poucas coisas são mais irritantes que o Windows se recusando a excluir um arquivo ou pasta porque eles estão “em uso”, mesmo que você não tenha nenhum programa aberto. O Unlocker é um excelente utilitário que lhe permite assumir o controle e se livrar desses arquivos facilmente.
Depois de instalar o programa, sempre que você encontrar um arquivo teimoso basta clicar com o botão direito do mouse sobre ele e selecionar a opção Unlocker no menu. Se o arquivo estiver “bloqueado” uma janela irá listar os processos (programas ou tarefas associadas a programas) que o estão usando, e lhe apreentará várias opções. Clicar em Unlock libera o arquivo mas mantém o programa ou processo ativo, e se isso não funcionar Kill “mata” o programa ou processo (força o encerramento) completamente, liberando o arquivo com certeza.
incomodo_unlocker-400px.jpg
O Unlocker o ajuda a se livrar de arquivos que não querem ser apagados.
Mas tenha cuidado: “matar” um processo crítico do sistema e apagar arquivos a torto e a direito, especialmente aqueles que você não sabe o que são, é a melhor forma de criar um sistema instável. Use o Unlocker apenas com programas e arquivos que você sabe que não causarão problemas.
E um aviso: o Unlocker é excelente, mas as opções de instalação padrão irão instalar barras de ferramentas e mudar o mecanismo de buscas padrão em seu navegador, o que é horrível. Preste atenção, selecione a opção de instalação avançada e desmarque as opções relacionadas às barras e buscas, para não ter mais um incômodo no PC.
Traga de volta o botão iniciar
O Windows 8 deu fim ao icônico Botão Iniciar. O Windows 8.1 irá trazê-lo de volta, mas nesta versão ele servirá simplesmente como um atalho para a Tela Iniciar na interface moderna. O Menu Iniciar associado ao botão não irá voltar.
Quem está tendo dificuldades para gostar dos Blocos Dinâmicos (Live Tiles) da nova interface tem à disposição uma tonelada de alternativas de terceiros, que restauram o botão e o menu Iniciar e o comportamento que tinham até o Windows 7. Entre nossos favoritos estão o Start8,ClassicShell e o Pokki
.
incomodo_iniciar-580px.jpg
Start8 (acima) é um dos programas que devolvem o Menu Iniciar ao Windows 8.
E já que você está baixando programas, aproveite e instale o excelente (e gratuito) VLC Media Player, para contornar a incapacidade do Windows 8 de reproduzir DVDs nativamente.
Desabilite senhas e telas de bloqueio
Senhas e telas de bloqueio fazem muito sentido em notebooks, smartphones e tablets, mas em seu desktop pessoal, que está são e salvo em sua casa, são só um empecilho no dia-a-dia. Detesto especialmente a lock screen do Windows 8, que aparece sempre que o aparelho é “acordado”. É um recurso que simplesmente não faz sentido em um PC sem uma tela sensível ao toque (ou seja, a maioria deles).
Para se livrar da lockscreen tecle Windows+R para abrir a janela executar. Digite gpedit.msc e tecle Enter para abrir o Editor de Política de Grupo Local. Na janela que surge dê um duplo-clique em Configuração do Computador / Modelos Administrativos / Painel de Controle / Personalização. Agora dê um duplo-clique em Não exibir a tela de bloqueio. Na janela que surgir marque a opção Habilitado e clique em OK.
Já o método para remover a senha de um usuário varia de acordo com a versão do Windows. Mas antes de fazer isso lembre-se que remover a senha significa que qualquer pessoa que se sentar em frente ao seu PC poderá fuçar a máquina e acessar seus arquivos. No Windows 7 abra o Painel de Controle e clique em Contas de Usuário e Proteção p/ Família / Contas de Usuário / Remover sua senha. Basta informar sua senha atual, clicar em Remover senha e pronto.
incomodo_senha-580px.jpg
Senhas podem ser um incômodo, mas não usá-las é um risco de segurança. Escolha sabiamente.
No Windows 8 tecle Windows+C para abrir a barra de “Charms” e clique em Configurações / Mudar configurações do Computador / Usuários. Clique no botão Alterar debaixo da frase Todo usuário que tem uma senha deve inserí-la ao ativar o computador. Clique em OK na janela que surge e pronto.
Aprecie o silêncio
O Windows constantemente produz uma série de sons que podem se tornar irritantes. Para silenciar o sistema e curtir a playlist de seus artistas favoritos em paz, clique com o botão direito do mouse no ícone do alto-falante na bandeja do sistema no Desktop e selecione o item Sons no menu. Na janela que surge clique no menu abaixo de Esquema de som, selecione Nenhum Som e clique em OK. Aprecie o silêncio.
incomodo_som-400px.jpg
Basta mudar uma opção para fazer o Windows se calar.
Acelere o boot
Conforme o tempo passa, o Windows vai ficando mais lento. E quanto mais e mais aplicativos e serviços se infiltram no processo de boot, mas tempo o computador leva do momento em que você aperta o botão de força até estar pronto para usar. Impedir que software desnecessário seja carregado junto com o sistema é uma forma de reduzir drasticamente este intervalo de tempo.
Primeiro você precisa ver o que mais está sendo carregado junto com o sistema. No Windows 7 tecle Windows+R para abrir a caixa de diálogo Executar, tecle msconfig e pressione Enter. Na janela que surge, chamada Configuração do Sistema, clique na aba Inicializar.
No Windows 8 as coisas são um pouco mais simples. Tecle Ctrl+Shift+Esc para abrir o Gerenciador de Tarefas e clique na aba Inicializar.
incomodo_taskman-400px.jpg
Impeça que programas desnecessários sejam carregados junto com o sistema para acelerar o boot
Em ambos os casos você verá uma lista de aplicativos que são carregados junto com o sistema operacional de seu PC. Reduza o problema desabilitando os itens que você tem certeza que não precisam ser carregados com o sistema. Coisas como o seu navegador, partes do Microsoft Office como o OneNote, o serviço de jogos Steam e outros. Não se preocupe, você ainda poderá abrir estes programas quando for necessário, e eles funcionarão normalmente.
Não desabilite processos que você não tem certeza de que são supérfluos. Uma vez desabilitei o software do trackpad do meu notebook, o que me causou uma dor de cabeça à parte. E não mexa em nada relacionado ao seu software antivírus.
Limpe o menu contextual
Se você instalou software suficiente para deixar a inicialização mais lenta, são boas as chances de que o menu contextual (o que surge quando você clica com o botão direito do mouse em um arquivo) também esteja transbordando com opções. Os excelentes ShellExView e ShellMenuView, da Nirsoft, mostram todos os itens que aparecem em seu menu contextual e permitem desabilitar aqueles dos quais você não precisa mais.
Note que ambos os utilitários são bastante detalhados, e mostram até mesmo itens de menu que só aparecem para certos tipos de arquivo ou programas. Comece com o ShellMenuView, e então corra atrás do que falta com o ShellExView. Quando você encontrar um item de menu que quer remover, selecione-o na lista e clique no botão vermelho da barra de tarefas para desabilitá-lo. O botão verde reabilita uma opção, e você pode teclar Ctrl+F para fazer uma busca por programas específicos.
incomodo_shellmenu-580px.jpg
ShellMenuView ajuda a eliminar itens desnecessários dos menus de contexto do Windows.
Note que as ferramentas da Nirsoft limpam os menus mexendo no registro do sistema, o banco de dados onde as configurações do Windows e seus programas são armazenadas, então faça um backup do registro antes de usá-las para evitar problemas: no Desktop tecle Windows+R, digite regedit e tecle Enter para abrir o Editor do Registro. Clique em Arquivo / Exportar, indique um nome e local para seu arquivo de backup e clique em Salvar.
Dependendo do tempo de uso e a quantidade de programas instalados no sistema, o tempo necessário para o backup e o tamanho do arquivo podem variar. Em um PC com um Windows 8 relativamente “limpo” e cerca de seis meses de uso foram necessários cerca de três minutos, e o arquivo de backup tinha 233 MB.
Não se incomode mais com as atualizações de software
Manter todos os programas de seu PC atualizados é vital para fechar potenciais vulnerabilidades no sistema, mas os programas para desktop em geral não se atualizam automaticamente como os apps em um smartphone. Você precisa procurar pelas atualizações manualmente, ou pior, lidar com vários “assistentes” de atualização diferentes pipocando a toda hora à sua frente e ocupando recursos do sistema (Java e Flash, estou olhando para vocês!).
incomodo_secunia-580px.jpg
O Secunia PSI cuida das atualizações dos programas para você.
Ou então você pode instalar o Secunia Personal Software Inspector (Secunia PSI). Ele faz um inventário de todos os programas em seu PC e fica de olho em atualizações. Se uma delas estiver disponível, o utilitário vai tentar baixá-la e instalá-la automaticamente. Se ele não conseguir, aí sim irá avisá-lo que de que há uma nova versão de um programa e oferecer um link para que você possa fazer o download, e instalação, manualmente.
Livre-se da “Interface Moderna” do Windows 8
Com a ajuda de alguns softwares de terceiros já desabilitamos a tela de bloqueio, restauramos a capacidade de reproduzir DVDs e até mesmo devolvemos o Botão e Menu Iniciar ao Windows 8. Mas se isso não é o bastante e você odeia, com todas as suas forças, a nova interface no Windows 8, pode devolver ao sistema o visual e comportamento que tinha no Windows 7.

Postar um comentário