Em muitas situações, pontos de acesso e outros dispositivos de rede precisam ser instalados em locais de difícil acesso. Nesses casos, além de todo o cabeamento relativo à rede, é necessário fazer a instalação elétrica, o que acaba aumentando os custos e ainda dificultando consideravelmente a mão de obra para tal. Tristes tempos em que se não podia ser levada a fiação elétrica não haveria sinal de rede, hoje, o Power over Ethernet, veio para solucionar este problema, pois se trata de um padrão que permite a transmissão de energia usando o cabo de rede, juntamente com os dados.
O grande trunfo da PoE, Pol (Power Over Lan) ou Inline Power – são todos sinônimos – dispensa a necessidade de os aparelhos anexados à rede estarem diretamente conectados à energia elétrica através de uma fonte externa de energia, ou seja, a PoE tem a capacidade de transmitir dados e energia elétrica pelo mesmo cabo de par trançado ethernet que a rede transmitirá sinal de internet.
Existem três formas da captação de energia elétrica que o cabo de rede transmite juntamente com os dados. Vamos ver cada uma delas agora:
Através de um injetor e um splitter
Através deste método, um injetor e um divisor são posicionados entre o switch e o dispositivo que vai receber energia. Nessa configuração o injetor irá ser ligado na tomada e passar a energia via cabo, enquanto isso, o divisor separa a corrente elétrica do sinal de rede, dando um destino correto para cada um.O ponto positivo deste método é que o responsável pela rede não precisará mexer em sua estrutura, porém, como ponto negativo, temos de dizer que nem sempre é a forma mais barata, já que precisarão ser comprados 2 dispositivos para cada aparelho que receberá essa alimentação
Através de um Switch
Ao utilizar um tipo de switch Ethernet o administrador da rede será capaz de garantir o envio de energia para todas as portas, eliminando a necessidade de injetores e divisores individuais para cada máquina. Essa alternativa é a mais viável, pois reduz significativamente os gastos em hardware; além disso, o switch pode detectar se o seu aparelho final (pc, ponto de acesso, etc.) suporta o PoE através de uma medição de resistência, enviando a energia elétrica somente após constatado a compatibilidade, eliminando o risco de você fritá-los.Imagine o ganho e a economia de tempo e dinheiro que serão poupados na instalação e manutenção de equipamentos de uma grande empresa, com centenas de máquinas em rede.
Modelo híbrido
Neste modo pode ser combinado, por exemplo, um ponto de acesso (que possui a tecnologia PoE), com um switch comum. Se o administrador optar por esta solução, precisará apenas de um injetor, pois a corrente que alimentará o dispositivo virá diretamente pelo cabo de par trançado.Benefícios do PoE
Os benefícios da utilização de Power over Ethernet, principalmente com o uso de Switch PoE, são:Economia com custos de instalações elétricas, principalmente no modo PoE via switch, já que os valores poupados em fiação elétrica e demais aparatos necessários são significativos
peração continua mesmo com falta de energia, já que, trabalhando em conjunto com um no-break, o switch PoE pode continuar em operação mesmo com a falta de energia elétrica, mantendo assim, por exemplo, o VOIP ligado em casos de emergência, o que para uma empresa é de grande utilidade.
Outra grande utilidade é que com essa configuração de rede sua internet vai estar sempre a mil, garantindo o acesso a todos que usam notebook ou smartphone, mesmo com interrupção na distribuição elétrica.
A tecnologia VoIP (voz sobre ip) também saiu ganhando com o Poe, graças a uma questão fundamental quanto à instalação dos aparelhos de voz. Enquanto eles geralmente oferecem funcionalidades e benefícios maiores do que um telefone móvel normal (que também requerem energia), perdem para os telefones tradicionais no quesito alimentação, já que estes últimos tiram a energia da própria linha telefônica. Sendo este um fator que possa dificultar a ampliação dos VoIP’s, eliminar-se-ia o problema com a adoção do padrão 802.3af do PoE para eles.
Assim, o aparelho VoIP fica conectado ao comutador Ethernet e a partir dele recebe dados e de força (energia) e de internet ao mesmo tempo, o que facilita muito a instalação destes aparelhos em rede. A expectativa é que simplificar a instalação de VoIP irá acelerar a adoção de ambas as tecnologias como PoE e VoIP.
Sem dúvida esta tecnologia é algo que facilita muito o dia a dia das pessoas (principalmente os que trabalham com isso) e barateia – em alguns casos – instalações de redes, tanto domésticas quanto profissionais, pois torna menor ou até desnecessária a utilização de cabos para cada um dos aparelhos.
Postar um comentário
0 comentários