Preparamos algumas dicas, que irão te ajudar a escolher melhor a sua câmera digital. Confira!
Muitos escolhem a câmera digital pela quantidade de megapixels
Este é um dos erros mais comuns ao escolher uma câmera digital. A quantidade de megapixels não influencia diretamente na qualidade da máquina, e sim no tamanho da imagem, ou seja, em sua resolução. Quanto maior for os megapixels utilizados para tirar uma fotografia, maior será a resolução da imagem e o tamanho do arquivo gerado.Para quem vai utilizar a câmera digital somente para tirar fotos para serem postadas na internet ou imprimir em resoluções padrão, uma câmera com 5 megapixels já está de bom tamanho. Acima disso, somente se pretender tirar fotos para serem impressas em tamanhos bem maiores.
A lente
Ao contrario dos megapixels, a lente faz toda a diferença na qualidade das fotografias tiradas, pois uma lente de qualidade, capta muito melhor a luz e as cores dos objetos, fazendo fotografias com grande riqueza de cores, criando belas imagens. Por isso que câmeras com mesma quantidade de MP podem ter preços bastante diferentes. No geral a lente de vidro é melhor e quanto maior também.Faça um teste na hora da compra, liga a câmera e veja se as fotos mostradas estão bem nítidas, se não estão meio embaçadas.
Zoom óptico ou zoom digital?
Não se deixe enganar sobre esta questão. Não compre uma câmera digital, levando em consideração o tamanho do zoom digital que ela pode alcançar.O zoom digital, como o próprio nome diz, faz somente a ampliação “digital” da imagem captada pela lente, ou seja, ele não foca o objeto mais de perto como no zoom óptico.
Ao contrário do digital, o zoom óptico é o zoom verdadeiro, é aquele que foca o objeto mais de perto; o que nos volta a qualidade da lente, que quanto melhor, melhor será a qualidade da imagem no zoom.
Sensor
Quanto maior o tamanho do sensor melhor, pois registram uma maior quantidade de informações.Bem, este com certeza faz uma grande diferença na qualidade final da imagem, pois ele é responsável em digitalizar a imagem vinda da lente.
Existem dois tipos de sensores, CCD (Charge Coupled Device) e CMOS (Complementary Metal-Oxide Semi-conductor).
O CCD é ligeiramente mais sensível, obtendo imagem mais nítidas, com menos ruído, e melhores cores, mas gasta um pouco mais de energia da bateria do que o CMOS.
Recursos
Existem inúmeros recursos disponíveis nas câmeras digitais, o que denota um estudo mais aprofundado. Neste vou me ater sobre o ISO.O ISO, falando a grosso modo, é o sensor de luminosidade. Quando configurado um valor maior do ISO para se tirar uma foto, mais luz pode ser captada pela câmera. O que permite tirar fotos em ambientes mais escuros.
Então se pretender tirar fotografias em ambientes com pouca luminosidade, procure por câmeras que tenham valores de ISO mais elevados. Lembrando que o valor deve ser configurado conforme a luz do ambiente.
Postar um comentário
0 comentários